Saúde & bem-estar

Profissionais discutem a diabetes e saúde oral

O Centro de Estudos Mundo A Sorrir (C.E.M.A.S) realiza este sábado, dia 25, o II Simpósio subordinado ao tema “Comportamentos: Diabetes e Saúde Oral”. O simpósio decorre, entre as 9h00 e as 17h30, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O evento pretende ser um espaço de debate, de reflexão e de oportunidades de inovação entre as diferentes especialidades médicas, com particular incidência nas áreas da saúde oral e estilos de vida saudáveis.

Com o apoio institucional da Ordem dos Nutricionistas, da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), conta com a participação de médicos dentistas, médicos, higienistas orais, nutricionistas e psicólogos que, com base na prática clínica diária, darão o seu contributo para a reflexão e criação resoluções que se traduzam na mudança de comportamentos sob o ponto de vista da prevenção.

Miguel Pavão, médico dentista e presidente da Mundo A Sorrir lembra que “Portugal é o segundo país Europeu com a maior prevalência de diabéticos, atingindo mais de um milhão de Portugueses, e estimando-se que cerca de 27% da população seja pré-diabética”.

E acrescenta: “O desafio da diabetes em Portugal requer uma verdadeira e inovadora abordagem com impacto na mudança de comportamentos, que envolva os profissionais de saúde, os doentes e um ecossistema diverso, onde todos têm uma importante função, nomeadamente no que diz respeito à família, à escola, ao local de trabalho, empresas e instituições”.

O II Simpósio do C.E.M.A.S. pretende afirmar-se como um evento científico de carácter inovador, permitindo uma discussão transversal e multidisciplinar entre diferentes áreas médicas, mantendo foco no problema e na urgência da intervenção.