Saúde & bem-estar

O que faz alguém ser atraente? Eis as respostas

A genética, dirão os mais afoitos. Não, não é isso que a ciência nos vem dizer agora. Há mesmo truques para garantir a atração inicial.

Para começar, cuidar da saúde. Isto porque os humanos, tais como os animais, procuram sempre o melhor parceiro para procriar. E um bom reprodutor tem traços e padrões que garantem uma boa saúde. Assim, quanto mais saudável, mais atraente.

A dieta também ajuda. Um estudo publicado na revista ‘Appetite’ mostrou que homens que comiam bastante alho pareciam mais atraentes. O teste foi feito com 14 mulheres avaliando 42 homens. O alho aumenta os níveis de antioxidantes no corpo e mata bactérias prejudiciais, evidenciando que os comedores de alho prezam pela saúde.

A mesma coisa aconteceu numa pesquisa feita pela Universidade de Sidney, na Austrália, onde 43 homens que tinham uma dieta rica em carotenóide (pigmento que existe na abóbora, cenoura, damasco, etc.) pareceram mais atraentes. O carotenóide estimula o sistema imunológico e é associado a baixos níveis de infeção.

Portanto, pelo sim, pelo não, misture abóbora com alho antes de sair para um encontro.

Sorriso

Sorrir é igualmente importante. Um estudo publicado na revista ‘PLOS’ mostrou que os dentes podem deixá-la mais atraente, se estiverem limpos. Fazendo testes com 150 voluntários, os pesquisadores notaram que analisamos a condição dos dentes do pretendente para ter noções de higiene, envelhecimento e doenças.

Além disso, a mesma região do cérebro que é ativada quando recebemos uma recompensa é usada quando vemos um rosto agradável e essa resposta é reforçada por uma expressão facial sorridente. Então, não esqueça o fio dentário e sorria muito.

E a bela da química? Também importa. A atração pode acontecer devido ao antígeno leucocitário humano (HLA, em sigla em inglês), segundo um estudo publicado na ‘Nature’. É algo como “os opostos se atraem”: procuramos quem tenha HLA diferente do nosso.

Os cientistas descobriram que quanto maior a diferença entre os antígenos de um casal, maior o desejo e a satisfação sexual. E mais uma vez, o nosso corpo busca por sinais de saúde. Casais com HLA distintos aumentam a possibilidade dos seus descendentes serem resistentes a um número maior de doenças. Já agora, detetamos o HLA através do olfato.

Sara Sampaio vermelho campanha Victoria's Secret Dia dos Namorados

Usar vermelho é outro truque. Segundo uma pesquisa publicada no ‘Personality and Social Psychology’ os homens afirmaram que ao usar vermelho, a mulher parecia mais atraente e desejável do que com outras cores.

Além do fator cultural, que nos faz associar vermelho à paixão e ao fogo, cientistas afirmam que é em parte biológico, pois os primatas (como babuínos e chimpanzés) também se atraem sexualmente pela cor.

“A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha”, já diz o ditado. Um estudo publicado na revista ‘Evolutionary Psychology’ mostrou que mulheres acham que homens acompanhados por parceiras atraentes são mais desejáveis, inteligentes, confiáveis, bem-humorados, ricos e atenciosos. Ou seja, deduzem que os homens precisam ter todas essas qualidades para conseguir ficar com uma mulher atraente.

E os casais que são parecidos fisicamente também são mais bem-sucedidos. Isto por confiamos mais naqueles com os rostos parecidos com os nossos.

Gisele Bündchen