Atualidade

Morreu Chuck Berry, lenda do rock

Ídolo dos Beatles e dos Rolling Stones, Chuck Berry era conhecido por clássicos como ‘Johnny B. Goode’, ‘Sweet little sixteen’ e ‘You never can tell’. Esta última música ganhou destaque nos anos 90 por causa de uma das cenas mais famosas de ‘Pulp Fiction’. Também gravou ‘Maybellene’, ‘Roll over Beethoven’ e ‘Memphis, Tennessee’. O guitarrista morreu este sábado aos 90 anos.

O músico foi encontrado em sua casa no Missouri, nos Estados Unidos, já sem sinais vitais. A causa da morte ainda não foi revelada.

“O departamento de polícia do condado de St. Charles infelizmente tem de confirmar a morte de Charles Edward Anderson Berry Senior, mais conhecido como o lendário músico Chuck Berry”, afirmou a polícia, num comunicado. De acordo com a autoridade, a família pede “privacidade durante esse momento de perda”.

“A polícia respondeu a uma chamada de emergência médica em Buckner Road pelas 12h40 [horário local] de hoje”, informou a polícia. “Dentro da casa, os socorristas observaram um homem que não respondiam e imediatamente administraram técnicas de primeiro-socorro. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser ressuscitado e foi declarado o óbito às 13h26”, lê-se ainda.

Chuck Berry era considerado um dos pioneiros daquele género musical. Uma vez John Lennon, dos Beatles disse: “Se você tiver de dar outro nome ao rock’n’roll, poderia chamá-lo de Chuck Berry”.

Em outubro, ao completar 90 anos, Berry anunciou através das redes sociais o seu primeiro álbum desde 1979. O álbum ‘Chuck’ estava previsto para ser lançado em 2017 com músicas novas escritas e gravadas pelo músico.

Ele dedicou o disco à sua mulher, Themetta “Toddy” Suggs, com quem viveu durante os últimos 68 anos. “Querida, estou a ficar velho! Trabalhei durante muito tempo neste disco. Agora posso pendurar as chuteiras”, disse o cantor.

Berry deixa a mulher e os quatro filhos, Ingrid, Aloha, Charles Jr. e Melody.