Atualidade

Maria João Bastos numa roda-viva: “Há possibilidades de trabalho mas preciso de descansar”

Aos 41 anos, a multifacetada atriz não pára. Entre o Brasil e Portugal, do pequeno ecrã às passerelles, leva a vida numa autêntica azáfama. Este fim-de-semana (25 e 26) fez uma pausa nas gravações de ‘Novo Mundo’ e causou furor no desfile da Lion of Porches. À Move Notícias, no decorrer do Portugal Fashion, abriu a alma e confessou a necessidade de fazer, em breve, uma pausa profissional para recarregar baterias com os outros prazeres da vida.

“Não sei quando regressarei a Portugal”, afirmou Maria João Bastos, que chegou no sábado ao nosso país e regressou esta segunda-feira (27) a terras de Vera Cruz. “Existem possibilidades de trabalho, tanto aqui como lá, mas também preciso de descansar um pouco depois desta novela”, prosseguiu a bela e simpática atriz, fazendo depois algumas (poucas!) confidências sobre a sua personagem na novela da Globo: “Para mim não vai demorar muito tempo a terminar, mas não posso desvendar mais. Vai passar na SIC [n.d.r.: a meio de abril]. A produção está mesmo muito bonita e a SIC percebeu isso também. Lá passa às 18 horas, aqui será antes do Telejornal.”

DSC_7723

Em ‘Novo Mundo’, Maria João Bastos forma par romântico com o também conceituado ator português Ricardo Pereira e, à nossa revista, assegura que esse papel foi facilitado pela amizade que os une desde os seus “18 anos”, situação essa que “ajudou a criar um casal cúmplice e muito unido.”

As diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil, explica a atriz, não têm sido um entrave ao sucesso alcançado pela dupla lusitana no outro lado do Atlântico. Isso está, aliás, a ser explorado ao máximo: “Falamos português de Portugal. Com algum cuidado para que nos entendam, como eu fiz em todas as novelas. Esta é a 5ª que faço na Globo, sempre falei em português de Portugal com algum estudo e troca de palavras. Mas o diretor do projeto adora Portugal e pediu-nos para manter o sotaque o mais fiel possível, porque ele adora-o. Só algumas palavras é que têm de ser mudadas, porque não têm nada a ver com as nossas, claro.”

DSC_7759

É sempre com enorme orgulho que Maria João Bastos fala deste projeto que “estreou quarta-feira (22) no Brasil”. Trata-se de “uma história de época”, cuja “fotografia é linda”, motivo pelo qual “está a ter um ótimo sucesso. E ao diretor artístico de ‘Novo Mundo’, com quem já tinha trabalhado em ‘Sabor da Paixão’ deixa os mais rasgados elogios: “Doze anos depois está a ser fantástico. Eu e o Vinícius Coimbra, há muito tempo que queríamos trabalhar juntos. Ele já me tinha convidado antes, mas eu não podia, e até tínhamos comentado isso.”

A procura a que tem estado profissionalmente sujeita não lhe oferece grandes oportunidades de usufruir do país onde nasceu, mas a atriz já sente o seu coração dividido, conforme nos confessou: “Tenho sempre saudades de Portugal porque tenho a minha família e amigos aqui, mas estou muito habituada a estar no Brasil. Estou lá há 17 anos, tenho lá a minha casa e amigos de 17 anos que já se tornam família. Vou-me dividindo entre um país e outro. Quando estou lá, tenho saudades daqui, quando estou aqui, tenho saudades de lá. Faz parte, mas sinto-me muito confortável lá, sinto-me em casa.”

DSC_7908

Por fim, sobre o recente regresso às passerelles feito à boleia de “um convite muito especial da Lion of Porches”, confessou que foi “ótimo” e que adorou “o casaco do primeiro coordenado”. Todavia, como o segredo é a alma do negócio até no mundo artístico, pouco mais acrescentou sobre esta sua nova parceria com a conceituada marca de vestuário.

“Acho que o desfile correu muito bem, cheio de energia, o que é muito a cara da marca. Vou fazer o catálogo na próxima campanha”, resumiu Maria João Bastos, momento antes de voltar a cruzar o Atlântico rumo ao país canarinho que a ‘adotou’.

Fotos: CAT