Moda

Luís Buchinho retrata o ambiente marítimo em parque automóvel

É uma das novidades do Portugal Fashion: a estreia do Silo Auto, mítico parque automóvel da cidade do Porto, como palco da Semana da Moda. Já tinha havido algo semelhante nesta 40ª edição, com a coleção de Katty Xiomara a pisar pela primeira vez a passerelle no Centro Português de Fotografia, esta sexta-feira.

Hoje, sábado, Luís Buchinho apresentou a coleção outono/inverno 2017/18 na rampa em espiral do Silo Auto, fazendo lembrar assim as ondas do mar, uma das inspirações do estilista.

O cenário e as peças captaram assim o ambiente marítimo da costa portuguesa. As falésias, as rochas, a areia, os pescadores e todos os aspetos envolvidos na paisagem são retratados em vários momentos, numa linha marcadamente urbana com peças intemporais, resistentes à intempérie e à passagem do tempo.

Silhuetas longas, em look total construído com camadas, sugerindo saias e calças sobrepostas, retratam a fusão do masculino vs feminino. Estampados de seda com motivos de pedras e argila, tecidos elásticos com elementos gráficos retirados dos barcos de pesca, lanifícios com tratamento leather, rendas e redes revestidas com foil, e gabardines de algodão e nylon assumem um papel importante para traduzir o ambiente náutico.

O esquema de cores, neutro e sóbrio, vai de preto, argila, azul-marinho e antracite, para um flash de vermelho e branco.

Esta temporada anuncia ainda o início de uma parceria entre Luís Buchinho e o grupo Ergovisão, no desenvolvimento de uma linha de óculos de sol.