Moda

Katty Xiomara apresenta coleção baseada em hit musical espanhol

Quem não conhece a música “El toro enamorado de la luna”, imortalizada pelos Gipsy Kings? Pois foi com base nessa canção que a estilista se inspirou para fazer a coleção outono/inverno 2017, apresentada no terceiro dia do Portugal Fashion, no Porto.

“La luna se está peinando / En los espejos del rio / Y el toro la está mirando / Entre la jara “escondio” /…Y ese toro enamorado de la luna / …La luna sale esta noche / Con negra bata de cola / Y el toro la está mirando / Entre la jara y la sombra”, foram estas as estrofes que levaram Katty Xiomara a retratar a noite e o dia, a lua e o sol, o touro e a lua nas peças.

A coleção recolhe inspiração em todo este universo misterioso da floresta e das suas criaturas, em todo o dramatismo da noite e na interminável esperança do dia. Ao conferir esta lógica no vestuário tudo parece surgir de forma mágica, com uma poesia selvagem.

“As cores desfilam em crescente brilho; o preto noite é uma forte base para os brilhos do luar desenhados por tons de branco nacarado e prata estelar. O tom frio do azul noite tocado pela luz e pela sombra, contrasta com os tons quentes das madeiras e folhas”, lê-se na descrição da coleção.

Os tecidos são ricos e com textura, uns leves e fluídos, outros estruturados e compactos. Delineados por jacquards e estampados, docemente articulados com rendas e bordados. As formas são limpas e depuradas, mas com um volume ondulante e natural.

Katty Xiomara foi a única a apresentar, esta sexta-feira, as peças para a estação mais fria no Centro Português de Fotografia, em vez da Alfândega do Porto. Ora veja: