Televisão

Jurados de ‘Just Duet’ revelam o que aí vem

A nova aposta da SIC aos domingos à noite estreia já no próximo mês, dia 9 de abril. Além de João Manzarra voltar a ser o escolhido pela estação de Carnaxide para anfitrião do programa musical, este também irá contar com os artistas Agir, Paulo de Carvalho, Gisela João e Héber Marques no papel de jurados.

“Já há algum tempo que não fazia um programa de televisão. Um ano e meio depois abraço este projeto, esta missão de conduzir o ‘Just Duet’, e ontem foi o primeiro dia e senti alguma ansiedade, o que reflete alguma responsabilidade e maturidade já”, disse Manzarra na apresentação à imprensa realizada esta segunda-feira, 27 de março.

“As escolhas para este programa remetem, para mim, para alguma frescura no sentido em que os jurados têm todos uma competência enorme, álbuns para lançar agora ou estão na berra, o que torna este programa bastante atual”, partilhou o novo apresentador dos Globos de Ouro.

_CL_1551

As gravações começaram este domingo, 26 de março, e os membros do júri contaram como está a ser a experiência de desempenharem uma função que nunca tinham experimentado. “É sempre uma posição um pouco complicada a de julgar, porque temos de lidar com o sonho dos candidatos, que podem ser mais ou menos bons. Portanto é preciso ter alguma atenção especial. Mas não podemos deixar-nos prender por isso e temos de os julgar, que é para isso que cá estamos”, contou Agir.

“Para mim têm também de ter muita fome [desejo de vencer], porque há malta que tem talento e pronto, ‘Não preciso de ensaiar tanto’ ou ‘Não preciso de vir amanhã’, e isso pelo menos comigo não cola”, acrescentou o rapper, que garantiu em jeito de brincadeira que Paulo de Carvalho não deixaria de ser visto como um rival no programa enquanto jurado, apesar de ser seu pai.

_CL_1518

“Há sempre quem nos surpreenda e é disso que estamos à espera. Tenho belíssimas surpresas do que vimos ontem [26 de março]. Gente a cantar muito bem, a fazer boa música e ficámos muito surpreendidos”, confessou Paulo de Carvalho. “Apesar dos meus 55 anos de percurso musical, sou virgem nisto. É a primeira vez que aqui estou [no papel de jurado] e estou com muito gosto. Não há receios nenhuns, estou muito bem acompanhado e sei que estou a trabalhar com uma equipa muito boa”, disse.

_CL_1489

Héber Marques, que cantou a recente música de sucesso ‘Loucos’ com Matias Damasio, pertence a um grupo de soul e R&B chamado HMB e explicou o porquê de ter aceite o convite para jurado: “Eu vim pela experiência, como é óbvio. Obviamente vou estar todos os domingos na televisão de muitos portugueses, e obviamente que muita gente vai reconhecer doravante a minha cara, o que não é um problema aqui para o meu amigo Agir a nível de popularidade. E vim fazer o que gosto de fazer, que é cantar”.

_CL_1535

Gisela João foi rotulada por Agir como “a mãe no programa”, a pessoa que abraça os concorrentes. “Custa-me horrores dizer ‘Não’ [aos concorrentes]. Não é fácil para mim, até porque eu não seria capaz de concorrer a um programa destes, eu não conseguia ter o estofo que eles têm. Acho que é preciso muita coragem. Por outro lado, enquanto cantora penso sempre que aquelas pessoas que ali estão, estão muito nervosas e isso afeta muito. Estão em frente a câmaras, têm pessoas a julgar… então isso turva-me sempre o momento para dizer ‘Não'”, confessou a fadista.

_CL_1474

‘Just Duet’ – O Novo Dueto Perfeito, produzido para a SIC por FremantleMedia Portugal, é considerado pelos organizadores um formato único, pois dá aos concorrentes a oportunidade de poderem partilhar o palco com os jurados e cantar com eles em dueto. “Artistas consagrados que se predispõem a cantar com candidatos a artistas é, para mim, algo gratificante. É a primeira vez que eu vejo acontecer, quando comparado com os painéis de jurados de outros programas”, afirmou o Diretor Geral da FremantleMedia Portugal, Frederico Ferreira de Almeida.

“Os jurados foram escolhidos de acordo com a estação. Nas muitas conversas que tivemos com a estação [SIC], a primeira pessoa foi o Agir. Através dele desencadeou-se depois também o processo de escolha dos outros jurados, ou seja, há aqui uma componente de gestão artística da qual o Agir teve um papel importante, e que ajudou em primeiro lugar com o Paulo de Carvalho, em seguida com o Héber, e depois com a Gisela João”, explicou.

Este programa vem também em resposta à quarta temporada de ‘Got Talent Portugal’, transmitido pela RTP1, e ao ‘Pesadelo na Cozinha’, da TVI. “Tivemos vários talent shows [em Portugal] nestes últimos anos, mas não como este. Vamos ter no final o dueto perfeito, é isso que se procura”, referiu Gabriela Sobral. Quanto às audiências, a Diretora de Programas da SIC disse que “prognósticos só no final do jogo”.

‘Just Duet’ terá 13 episódios no total, e as quatro galas irão ser emitidas em direto, o que dará a possibilidade aos portugueses de votarem nos seus candidatos preferidos.

Fotos: César Lomba