Atualidade

Histeria coletiva de ‘Morangos com Açúcar’ alvo de estudo

Lembra-se de em 2006 mais de 300 crianças receberem em simultâneo tratamento hospitalar perante sintomas de alergia – erupções cutâneas, comichão, dificuldade em respirar e tonturas – de origem inexplicável? Seguramente não se lembra. Mas se lhe dissermos que, segundo disseram os especialistas, foi um caso de alergia sugestionado pela série ‘Morangos com Açúcar’? Agora já se deve recordar.

Pois este caso de “histeria coletiva” foi agora alvo de estudo nos EUA. Mais propriamente pelo reputado instituto Smithsonian que já revelou as conclusões na sua revista científica.

Sim, “histeria coletiva”. A publicação norte-americana descreve assim esta doença psicogénica onde um ‘gatilho’ psicológico pode levar a sintomas físicos reais.

“A histeria em massa é como uma inversão do efeito placebo. As pessoas podem literalmente ficar doentes com nada mais do que uma ideia”, explicou o sociólogo Robert Bartholomew.

Morangos com Açúcar Férias de Verão 3

O caso de ‘Strawberries With Sugar’ é especialmente interessante porque, ao contrário do que normalmente acontece nestes casos, não foi a televisão a propagar a ideia de um vírus a partir de um caso existente, divulgado nas notícias por exemplo. Foi um caso ficcional a espoletar a ideia, notou o neurologista E. Steve Roach.

Nesses episódios de 2006 surgiu uma intoxicação entre as personagens adolescentes do folhetim, com sintomas idênticos aos de que se queixaram depois os alunos de várias escolas, que deram entrada em hospitais do Norte e de Lisboa devido a sintomas de alergias ou de intoxicação.

Na altura estava no ar a ‘série 3 – Geração Rebelde’, protagonizada por Joana Duarte e Luís Lourenço, e de onde se destacaram nomes como Ana Guiomar, Diana Chaves, Diogo Valsassina, Mariana Monteiro, Fernando Fernandes (FF), Jessica Athayde, Helena Costa, Francisco Côrte-Real e Francisco Adam, o inesquecível ‘Dino’.

A telenovela juvenil da TVI começou a ser emitida em 2003 e terminou em 2012, totalizando 9 temporadas e mais de 200 episódios, além de um filme, vários CD’s e do ‘nascer’ de grupos musicais e diversas estrelas da representação nacional.

Morangos Com Açúcar 7