Saúde & bem-estar

Filhos de mães maduras têm menos problemas comportamentais

A gravidez tardia é fortemente criticada por especialistas em reprodução devido aos potenciais problemas de saúde para a mãe e para o bebé, mas é cada vez mais uma realidade do mundo atual. Tendo em conta essa tendência, foram feitos novos estudos que têm mostrado os benefícios de ser uma mãe mais velha. O mais recente, publicado no periódico científico ‘European Journal of Developmental Psychology’, sugere que, no que diz respeito à criação, ter um filho mais tarde traz muitos benefícios para o comportamento dos filhos.

A análise, feita por pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca, a partir de respostas de 5 mil mães dinamarquesas mostrou que filhos fruto de gestações tardias têm menos problemas comportamentais, sociais e emocionais desde o nascimento até a adolescência.

Os resultados mostraram que as habilidades de linguagem e desenvolvimento social das crianças foram melhorando conforme a idade das mães – quanto mais velha a mãe, melhor o desempenho do filho nestes quesitos -, independentemente de fatores como antecedentes, educação e finanças. Além disso, as mães mais velhas não repreendem ou disciplinam fisicamente tanto os filhos como as mais novas.

Uma das razões para isso pode ser a “maturidade psicológica”. “Sabemos que as pessoas se tornam mentalmente mais flexíveis com a idade, são mais tolerantes com outras pessoas e prosperam melhor emocionalmente. É por isso que a maturidade psicológica pode explicar por que as mães mais velhas não repreendem e disciplinam fisicamente seus filhos. Esse estilo de criação pode contribuir para um ambiente psicossocial positivo que afeta a educação das crianças”, disse Dion Sommer, líder da pesquisa, ao jornal britânico ‘The Independent’.

Estudos anteriores já haviam ilustrado outros benefícios da maternidade tardia como viver mais, filhos mais altos e mais inteligentes.