Cultura

Fantasporto chega ao fim, eis os vencedores

O filme espanhol ‘ReAlive’, de Mateo Gil, é o grande vencedor da Secção Oficial de Cinema Fantástico do 37º Fantasporto.

‘ReAlive’ é um filme sobre um homem com uma doença incurável que congelou o seu corpo e é acordado 60 anos mais tarde quando a Medicina já tem uma solução para o seu caso, tendo obtido também o galardão destinado ao Melhor Argumento.

O Prémio Especial do Júri do Cinema Fantástico foi atribuído à co-produção franco-filipina ‘Saving Sally’, do filipino Avid Liongoren, onde a animação e a imagem real se cruzam numa comédia sobre a passagem à idade adulta em que são abordados com delicadeza assuntos muito sérios.

O júri internacional do Fantasporto especificou que o prémio a este filme se deve ao facto de ‘Saving Sally’ contar “uma simples história de amor de uma forma imaginativa e criativa”.

O júri decidiu distinguir também com uma Menção Especial o filme brasileiro ‘A Repartição do Tempo’, de Santiago Dellape, um conto da imaginação sobre viagens no tempo em registo satírico. Este filme venceu também o Prémio do Público.

O irlandês Liam Gavin obteve o Prémio Melhor Realizador pelo seu filme ‘A Dark Song’, que deu à protagonista Catherine Walker o Prémio Melhor Actriz.

O Prémio Melhor Ator foi para a interpretação de Frederick Koehler, em ‘The Evil Within’, do norte-americano Andrew Getty.

‘The Darkest Dawn’, do britânico Drew Casson, obteve o prémio destinado aos melhores Efeitos Visuais.

O prémio para a melhor Curta-Metragem Fantástica foi para ‘Cenizo’, do espanhol Jon Mikel Caballero, sobre um jovem padre que é enviado para uma ilha remota para lutar contra forças sobrenaturais.

Nesta categoria o júri decidiu premiar com uma Menção Especial a curta francesa ‘Garden Party’, de Theophile Dufresne, Florian Babikian, Gabriel Grapperon, Lucas Navarro, Vincent Bayoux e Victor Claire.

O cinema filipino continua em alta no Fantasporto, tendo arrecadado vários prémios nos últimos anos. Este ano, na 27ª Semana dos Realizadores, o grande prémio foi para ‘Pamilya Ordinaryo’ (‘Gente Comum’), de Eduardo W. Roy Jr. Uma estória sobre um casal de pais juvenis sem-abrigo que vive do roubo nas ruas até que um dia são eles as vítimas, sendo-lhes roubado o seu bem mais precioso, o que os obriga a lutar contra os ricos e poderosos. Este filme ganhou também o prémio para Melhor Atriz, atribuído à protagonista Hasmine Kilip.

O Prémio Especial do Júri nesta competição vai para o filme egípcio ‘Sins of the Flesh’, de Khaled el Agar, uma história trágica de opressão e morte tendo como pano de fundo a revolução de Janeiro de 2011 que levou à deposição de Hosni Mubarak e à ascensão e queda de Mohamed Morsi.

A protagonista deste filme, Nahed El Sebaï, obteve o Prémio para Melhor Atriz, atribuído ex-aequo com Hasmine Kilip, protagonista do já mencionado filme filipino ‘Pamilya Ordinaryo’.

O Prémio para o Melhor Ator foi conquistado pelo sul-coreano Park Ji-Il, pela sua interpretação em ‘The Net’, de Kim Ki Duk.

O sul-coreano Kim Jee-Woon, já vencedor com os seus últimos quatro filmes de três prémios especiais do júri e um Grande Prémio do Festival, desta vez venceu o prémio para Melhor Realizador, por ‘The Age of Shadows’, um filme de intriga e ação passado nos meandros da resistência sul-coreana à ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial.

O prémio para o Melhor Argumento desta secção do Fantasporto foi para Iván Szabó e Roland Vranik, autores do guião do filme húngaro ‘The Citizen’.

Na secção Orient Express, o vencedor foi o sul-coreano ‘The Net’, uma obra sobre um pescador norte-coreano que sofre uma avaria no seu barco e vai parar à Coreia do Sul, que o tenta transformar num espião antes de o “devolver” à Coreia do Norte.

Nesta secção, o Prémio Especial do Júri vai para ‘Dearest Sister’, película de estreia do Laos, realizado por Mattie Do, sobre uma jovem camponesa que viaja para a capital do país, Vienciana, para tomar conta de um primo rico que perdeu a visão, mas ganhou a faculdade de comunicar com os mortos.

Por se registar um empate na votação do Prémio da Crítica, a organização do Fantasporto decidiu atribuir este galardão, ex-aequo, aos filmes britânicos ‘Division 19’, de Suzie Halewood, e ‘Caught’, de Jamie Patterson.

O filme de João Lourenço ‘Um Refúgio Azul’ é o vencedor do Prémio Cinema Português do Fantasporto 2017.

O Politécnico do Porto venceu o Concurso Entre Escolas realizado no âmbito do Prémio Cinema Português. A Menção Especial-Criatividade foi atribuída pelo júri ao filme ‘Schlboski’ de Tomás Andrade e Sousa, aluno da ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação, de Lisboa.