Cultura

Eunice Muñoz recebe homenagem no Dia Mundial do Teatro

A atriz vai ser a protagonista do Teatro Maria Vitória no dia 27 de março, data em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, que organizou uma homenagem para celebrar os 75 anos de carreira, completados este ano por Eunice Muñoz. Irá ser-lhe entregue a Máscara de Ouro este domingo, dia 26, às 21h30, durante a representação da revista ‘Parque à Vista’.

Não vão faltar pelo país várias iniciativas para comemorarem a arte em palco, como exposições e peças de teatro. Em Lisboa, por exemplo, vão existir atividades durante todo o dia no Teatro Nacional D.Maria II até às 21h30, e com entrada livre. Existe a possibilidade de uma visita guiada à exposição ‘Teatro em Cartaz: A coleção de D.Maria II’ às 14h00.

Também a Companhia do Chapitô “celebra as artes cénicas com a magia do circo” a 27 de março, através de ‘O Teatro e o Circo’, às 22h00.

No Porto, o Teatro Nacional São João e o Mosteiro de São Bento da Vitória irão abrir as portas ao público a partir das 10h00, a quem oferecem gratuitamente três visitas guiadas à exposição ‘Noites Brancas’, que consistem numa “travessia por territórios cénicos que fazem a memória do teatro”.

O Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, irá apresentar um espetáculo a 27 de março, às 22h00, intitulado ‘A Constituição’, do dramaturgo Mickael de Oliveira. Esta iniciativa está também ligada à 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra e ao Festival END 2017: Encontros de Novas Dramaturgias.

Em Almada, a Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Municipal Joaquim Benite comemoram também o Dia Mundial do Teatro com iniciativas gratuitas. A Companhia abre as portas a essas atividades a partir das 17h00, e no Teatro Municipal está marcada a leitura da peça ‘Migrantes’, de Matéi Visniec, e os espetáculos ‘A noite da Iguana’, de Tennessee Williams, e ‘Bonecos de Luz’, de Romeu Correia.

No sul do país, em Faro, estará em palco a peça ‘Hoje não há Teatro’, da companhia local A Gorda, no Auditório Municipal, às 21h30.

Para quem gosta de José Saramago, em Tondela irá haver a adaptação de um dos seus contos, ‘A Ilha Desconhecida’, a 25 e 27 de março, através de uma coprodução da Fundação José Saramago.

O Centro de Estudos de Teatro e a Companhia Mascarenhas-Martins, no Montijo, aderiram igualmente a esta data e organizaram a jornada ‘Criar e produzir: modalidade de cooperação criativa nas artes cénicas’, que será realizada no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, a partir das 14h30.