Atualidade

Endemol paga indemnização a filho do toureiro José Luís Gonçalves

O caso aconteceu a 28 de julho de 2013, dia da estreia de ‘Dança com as Estrelas’ na TVI, naquela que foi também a estreia de Cristina Ferreira na condução de um programa a solo.

O que aconteceu ainda muitos se lembram: José Luís Gonçalves descia as escadas – sem corrimão – quando caiu desamparado e bateu com a cabeça no chão. Logo na altura se percebeu que o estado do toureiro era grave.

O concorrente sofreu um traumatismo crânio-encefálico, esteve em coma e tenta recuperar a sua autonomia, estando ainda internado num hospital de Cascais sem grandes evoluções.

Agora a produtora do programa, a Endemol, foi condenada a pagar ao filho da vítima pelos graves danos causados.

O filho do toureiro, de 21 anos, tinha pedido uma indemnização. O Tribunal Judicial de Oeiras tinha determinado a Endemol a pagar-lhe 25 mil euros, mais juros, e agora essa sentença foi mantida pelo Tribunal da Relação de Lisboa, pelo que o jovem irá receber agora o dinheiro.

A Relação entendeu que “a morte ou a lesão grave de um pai ou de um filho constitui em regra um dano direto (…) que merece ser compensado a título de dano não patrimonial”.

O jovem está numa situação económica precária, vivendo com a mãe que recebe o rendimento social de inserção. Era o pai que pagava uma pensão de alimentos e a renda da casa onde Miguel vivia com a mãe.