Lifestyle

Como perder peso para recuperar a saúde: um caso na primeira pessoa

João Jacinto, de 42 anos, é o autor do ‘Gentleman’s Mail’, uma plataforma digital focada nos temas da moda, cultura e lifestyle.

Para alguém que sempre teve trabalhos ligados à comunicação e à moda (passou por agências e pela ModaLisboa), poder-se-ia acreditar que não estava satisfeito com o seu peso por causa da preocupação com a imagem, própria do meio onde se insere. Mas não. João Jacinto estava com alguns problemas na coluna que o levaram a ter de perder alguns quilos.

Para tal, o autor decidiu começar uma dieta, através do método Pronokal, que se baseia numa dieta proteinada, com o devido acompanhamento de uma equipa médica e multidisciplinar, sendo que se perde gordura – em vez de músculo – e que os resultados a longo prazo são mais estáveis do que as dietas convencionais, tal como já ficou provado em estudos.

Iniciou tudo em setembro do ano passado e o resultado está à vista: mais magro (perdeu 12 quilos em 5 meses, resultando numa diminuição de dois tamanhos de roupa) e, principalmente, com mais saúde.

Como é que tudo foi possível? Foi isso que nos levou a entrevistar João Jacinto.

MOVE – O peso sempre foi um problema na sua vida ou quando surgiu esta necessidade de emagrecer?
JOÃO JACINTO – Sempre fui uma pessoa com tendência para engordar mas neste momento foi um imperativo devido a problemas de coluna. A perda de peso ajudou-me a ultrapassar esta questão.

– Quanto pesava quando começou a dieta Pronokal e qual foi o máximo que já pesou na sua vida?
– Pesava 95 quilos e já pesei 99. Com 95 kg não me sentia bem. Os meus problemas de coluna estavam a piorar e precisava perder o excesso de peso para ver-me melhor, saudável e em boa forma. Perdi 12 kg em 3 meses e cheguei aos 83 kg, peso que mantenho até hoje.

– Como é que descobriu o Método Pronokal? Já fazia outras dietas? Sentia que resultavam?
– Descobri porque outras pessoas já tinham feito e deram-me sinal de que resultava. Já fiz outras dietas mas nunca com acompanhamento médico, com uma equipa de nutricionistas, coaching e atividade física sempre ao meu lado. Acredito que, por estar sozinho, não resultavam.
Além disso agora vejo que muitas destas dietas não são saudáveis. PronoKal é um tratamento médico, seguro e muito eficaz no qual se perde peso exclusivamente à custa de massa gorda. Vemos resultados rapidamente, nas roupas e principalmente na perda de gordura na zona da barriga, a que é a mais nociva para a saúde.

– Desde que começou com a Pronokal, quais foram as principais dificuldades que sentiu? E os pontos positivos, especialmente em relação à dieta convencional?
– Foram difíceis as mudanças de hábitos sociais, como deixar de comer o mesmo que os amigos estavam a comer para poder efetuar a primeira fase, a cetose. Embora seja mesmo difícil abandonarmos os maus hábitos, especialmente quando se tem uma vida social agitada, os pontos positivos são muitos.

Como perdemos peso e volume muito rápido e sem fome, animamo-nos a seguir a dieta e a cada quilo perdido a caminhada rumo ao peso saudável fica mais fácil. Para levar uma vida tão ativa quanto a minha é muito importante ter muita energia e não sentir fome, e foi assim que me senti durante a fase de cetose e durante todo o tratamento.

João Jacinto dieta Pronokal

– Sente que o problema de saúde na coluna [com o disco entre a L4 e L5 da coluna em estado delicado] ficou sanado ou melhorou logo com a adoção desta dieta?
– Melhorou bastante. Muito mesmo, ajudando na própria prática de desporto. Sem o excesso de peso tenho mais energia e disposição.

– O apoio de uma equipa médica e especializada é importante para uma pessoa que quer emagrecer? Em que medida?
– É obvio que é muito importante. Sozinhos não fazemos nada nem somos capazes de atingir alguns objetivos. O acompanhamento da equipa e do médico da PronoKal faz com que tudo seja mais fácil e conseguimos chegar onde queríamos já há muito tempo, mas não conseguíamos.

Sentimo-nos revitalizados. As nutricionistas ajudam muito ao ensinar como variar a ementa, como combinar os produtos que são prontos a levar e permitem comer de forma saudável, mesmo com um dia-a-dia apressado.

– Qual o seu peso ideal? Conseguiu atingi-lo ou quando acha que o vai atingir?
– O peso ideal foi algo acordado entre mim e a médica que me acompanha. Agora estou nos 83 quilos e sinto-me muito bem! Cheguei à fase de manutenção onde já posso comer de tudo e continuo a ter o acompanhamento da equipa PronoKal por dois anos para ajudar a não recuperar o peso perdido.

– Tem recomendado a PronoKal a outras pessoas?
– Claro, porque é algo que é fácil de fazer e de facto ajuda muito a mudar os maus hábitos. Melhorar a nossa alimentação reflete em todos os aspectos da nossa vida. A PronoKal é perfeita para quem precisa perder gordura e manter a massa muscular e a força com o devido acompanhamento durante todo o processo.

– Que conselho costuma dar a quem quiser emagrecer?
Cuidado com as refeições: não passe fome, faça cinco ou seis refeições por dia e beba muita água. Principalmente, não fazer dietas solitárias, colocar-se nas mãos de um médico especialista para perder peso com segurança e não voltar a engordar. Procure uma dieta eficaz e bem estruturada como o Método Pronokal.