Cultura

Cinema: Estreias de 9 de Março

São Jorge
Sinopse: Em 2011 Portugal começou o chamado “ano da Troika” (UE, FMI e BCE, cortes no orçamento e reestruturação económica), com o nível de dívida entre o povo português a atingir quantidades enorme e um número crescente de famílias e empresas incapazes de pagar os seus empréstimos. Jorge é um pugilista desempregado à beira de perder o filho e esposa, que decidiu voltar ao Brasil. Como meio de pagar a sua dívida e convencer a esposa a permanecer em Portugal, Jorge aceita emprego numa agência de cobrança de dívidas que vai arrastá-lo para um mundo de violência e crime.

Atores: Beatriz Batarda, Jean-Pierre Martins, Gonçalo Waddington, Mariana Nunes, Nuno Lopes, José Raposo, Carla Maciel, Paula Santos, Teresa Coutinho, David Semedo

Realizador: Marco Martins

Veja o trailer:

A Autópsia de Jane Doe
Sinopse: Tommy e Austin, pai e filho, trabalham juntos como médicos legistas. Numa noite igual a tantas outras recebem um misterioso cadáver descoberto na cave de uma família que foi brutalmente assassinada. O corpo da jovem Jane Doe, como é provisoriamente chamada, está assustadoramente bem preservado e envolto em mistério. Enquanto trabalham noite fora para descobrir a causa de morte, os dois homens vão descobrindo os perturbadores segredos da sua vida. Depressa, uma série de terríveis acontecimentos tornam claro que Jane Doe pode não estar morta.

Atores: Emile Hirsch, Brian Cox, Ophelia Lovibond, Olwen Catherine Kelly, Michael McElhatton

Realizador: André Øvredal

Veja o trailer:

Antes de vos Deixar
Sinopse: E se tivesse apenas um dia para mudar absolutamente tudo? Samantha Kingston tem uma vida perfeita: os amigos perfeitos, o namorado perfeito e um futuro aparentemente perfeito. De repente, tudo muda e Sam acorda sem futuro. Obrigada a reviver o mesmo dia uma e outra vez, começa a questionar o quão perfeita a sua vida realmente era.

Atores: Zoey Deutch, Halston Sage, Elena Kampouris, Logan Miller, Cynthy Wu, Medalion Rahimi, Jennifer Beals, Diego Boneta, Kian Lawley, Erica Tremblay, Nicholas Lea, G. Hannelius, Liv Hewson, Alyssa Lynch, Roan Curtis, Liam Hall

Realizador: Ry Russo-Young

Veja o trailer:

Kong: Ilha da Caveira
Sinopse: ‘Kong: Ilha da Caveira’ começa em 1973, durante tempos de mudança. Os Estados Unidos perderam a guerra no Vietname e a NASA acaba de lançar o satélite Landsat 1 a fim de mapear o planeta a partir do espaço pela primeira vez na história da humanidade. É o novo satélite que chama a atenção para um violento fenómeno geotérmico no Pacífico Sul. As lentes e sensores do aparelho identificam uma estranha ilha em forma em caveira numa zona conhecida pelo desaparecimento de inúmeros aviões e navios.

Atores: Tom Hiddleston, Michael Keaton, Brie Larson, Samuel L. Jackson, John C. Reilly, Tom Wilkinson, Toby Kebbell

Realizador: Jordan Vogt-Roberts

Veja o trailer:

Neruda
Sinopse: 1948, a Guerra Fria estendeu-se até ao Chile. No congresso, o senador Pablo Neruda critica abertamente o governo. O presidente Videla exige a sua destituição e confia ao temível inspector Óscar Peluchonneau a responsabilidade de deter o poeta. Neruda e a esposa, a pintora Delia del Carril, não conseguem sair do país e são obrigados a esconder-se. Ele espicaça o inspector, deixando-lhe voluntariamente pistas de forma a tornar a perseguição ainda mais íntima e perigosa. Neste jogo do gato e do rato, Neruda aproveita a ocasião para se reinventar e tornar-se um símbolo da liberdade e uma lenda literária.

Atores: Gael García Bernal, Luis Gnecco, Mercedes Morán, Alfredo Castro, Michael Silva, Pablo Derqui, Alejandro Goic, Antonia Zegers, Marcelo Alonso, Héctor Noguera, Néstor Cantillana, Francisco Reyes, Jaime Vadell, Diego Muñoz, Marcial Tagle

Realizador: Pablo Larraín

Veja o trailer:

Um Reino Unido
Sinopse: Em finais dos anos 40 do século XX, Seretse Khama e Ruth Williams conhecem-se em Inglaterra. Da atração mútua nasce um grande amor, mas Seretse Khama é negro e príncipe herdeiro do protetorado do Botsuana. Ruth Williams é branca e britânica. A sua união enfrenta fortes preconceitos sociais e familiares e representa uma afronta política na altura em que o governo da África do Sul acaba de implementar a política de separação completa de raças conhecida por Apartheid.

Atores: Rosamund Pike, David Oyelowo, Jack Davenport, Tom Felton, Laura Carmichael, Terry Pheto, Jessica Oyelowo, Vusi Kunene, Nicholas Lyndhurst, Arnold Oceng, Anastasia Hille, Charlotte Hope, Theo Landey, Abena Ayivor, Jack Lowden

Realizadora: Amma Asante

Veja o trailer: