Atualidade

Chuva e frio no fim de semana

A chuva regressa amanhã, sexta-feira, a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 3 e 7 graus Celsius.

“Hoje vai ser um dia marcado apenas por alguma nebulosidade e períodos de chuva fraca e pouco frequente a norte do Cabo Mondego (…). Amanhã [sexta-feira], o cenário vai mudar com a aproximação de uma superfície frontal de atividade moderada a forte que vai trazer períodos de chuva, sobretudo nas regiões do norte e centro”, disse a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta chuva vai ser forte até meio da manhã e pode ser acompanhada de granizo e trovoadas.

“Esta chuva será temporária e forte até meio da manhã e, depois, gradualmente vai passar a regime de aguaceiros com a entrada de ar mais frio”, explicou.

Maria João Frada adiantou também que esta superfície frontal vai provocar uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas e será acompanhada de vento forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora.

“A chuva intensa vai depois passar a aguaceiros que serão de neve em cotas de 1000/1200 metros durante a noite e de 800/600 metros a partir da manhã nas regiões do norte e centro. De realçar que poderá nevar na região sul, na serra de S. Mamede”, adiantou a meteorologista.

No que diz respeito ao fim de semana, a meteorologista indicou que no sábado estão previstos períodos de chuva na região sul, sendo pouco frequente no norte, e no domingo vai atingir as regiões do norte e centro.

“Durante o fim de semana vamos ter, em especial nas regiões do norte e centro, temperaturas mínimas muito baixas, com descidas entre 03 e 06 graus. As máximas podem descer entre 03 a 07 graus, sobretudo nas regiões do interior”, apontou, sendo que as temperaturas mínimas vão variar entre -1 e 9 graus e as máximas não vão ultrapassar os 12/13 graus, com exceção do Algarve com 14/15.

“De realçar ainda que a partir de sexta-feira à tarde está prevista agitação marítima com ondas que vão aumentar para os 4/5 metros na costa ocidental até à madrugada de sábado”, acrescentou Maria João Frada, salientando ainda que a chuva deverá manter-se em Portugal continental pelo menos até domingo.