Lifestyle

Chá branco é uma opção saudável

Tem inúmeros benefícios, até porque é feito a partir das folhas jovens da planta Camellia Sinensis (a mesma do chá verde, mas este deriva das folhas maduras). Portanto possui vitaminas B, C e K, manganês, potássio, ácido fólico, cafeína e polifenóis (este tem uma ação antioxidante e por isso previne o envelhecimento precoce).

Outra vantagem do consumo do chá branco é o auxílio na saúde cardiovascular e na saúde da pele. Pode ser usado ainda durante o processo de emagrecimento, por causa dos antioxidantes.

Por ter também uma boa quantidade de antioxidantes e fitoquímicos transforma-se num aliado para o sistema imunológico, reduzindo as hipóteses de inflamação no corpo e o risco de cancro e doenças cerebrais. Aliás, há alguns estudos que indicam que este tipo de chá inibe as mutações genéticas (existentes no cancro) devido aos bioflavonoides e as catequinas presentes na planta.

Esta é a melhor forma de preparar o chá branco: aquecer a água até 80ºC, mas sem ferver, pois uma temperatura demasiada elevada faz perder os nutrientes das folhas. Também não deve ser consumido em excesso, por causa da alta concentração de cafeína o que pode resultar em irritabilidade, tremores e insónia. Bastam duas a três chávenas por dia e é preferível que não sejam tomadas à noite para não tirar o sono.

Pessoas com hipersensibilidade à cafeína, grávidas hipertensas e crianças devem moderar ainda mais o consumo desta bebida, devido aos efeitos colaterais acima descritos. Tirando isso, se quiser ter um coração e corpo saudáveis, tem sempre no chá uma ótima e barata solução.