Cultura

Ana Mesquita junta amigos em inauguração especial

Sempre pronta a pôr para o papel ou para o tablet o que imagina ou até mesmo o que pensa, a artista partilha agora algumas das suas obras mais recentes no Museu de História Natural, em Lisboa. Na mostra patente até 9 de abril, Ana Mesquita apresenta “Frida Miranda” numa homenagem Frida Kahlo e Carmen Miranda, dois ícones femininos da cultura do século XX.

“Vi-as fazer parte dos meus dias, em meus pensamentos, nas suas biografias que fui adquirindo ao longo da vida, nas imagens Google, do Instagram, do Pinterest, nos meus sonhos, nos meus acessórios e adereços…”, explicou a anfitriã, assumindo as suas musas inspiradoras.

O espólio artístico exibe-se quer em formato digital original num grande ecrã à entrada do museu, como nas oito obras impressas em telas, resumindo o percurso criativo de Ana Mesquita: “Desenhei muito estas duas mulheres ao longo destes últimos anos. Foram anos de muito trabalho”.

No dia da inauguração, entre os convidados, contaram-se muitas caras conhecidas que fazem parte do rol de amizades da também jornalista. Entre elas, o antigo selecionar nacional de futebol António Oliveira que se deslocou “propositadamente a Lisboa para assistir apreciar o sucesso da Ana”.

Também a estilista Ana Salazar fez questão de não faltar à “fabulosa exposição”, parabenizando a artista pelo trabalho desenvolvido.

“Uma exposição magnífica, onde a Ana Mesquita revela todo o seu talento impressionante, sobretudo com a aplicação das novas tecnologias ao serviço da arte, que é, sem dúvida, fenomenal”, descreveu Constança Urbano de Sousa, Ministra da Defesa.

Margarida Pinto Correia, diretora da Inovação Social da Fundação EDP, confessou-se “muito feliz pela Ana”: “Ela merece ter chegado até aqui e espero que continue a evoluir. Espero que as pessoas venham ver esta magnífica exposição. Vale a pena!”.

Apesar de discreto, João Gil, músico e marido da artista – que acompanhou o trabalho de Ana Mesquita desde o início – revelou estar orgulhoso de todo o seu percurso profissional. “Este é um momento muito especial, onde só é possível chegar quando se tem muito talento e a Ana é muito talentosa”, assumiu, destacando que “trabalhar com as novas tecnologias é apenas uma ferramenta, não substitui o talento e esse talento está lá desde o início”.

_CL_5189

Ana Mesquita formou-se em Design e dedicou-se à pintura desde que expôs, em 2012, e realizou cinco exposições individuais nas importantes cidades de Portugal continental, na Madeira e em Paris. Participou em oito exposições coletivas, nomeadamente na Mostra15. Recentemente, lecionou dois cursos de desenho iPad, no ECL de Gaia.

Veja as fotos:

Fotos: César Lomba