Atualidade

Vídeo amador mostra os bastidores do dia da morte de Ayrton Senna no GP San Marino

Imola, 1 de maio de 1994. Foi há quase 23 anos que o piloto brasileiro perdeu o controlo do seu Williams na curva Tamburello e embateu contra um muro de betão a grande velocidade, não resistindo aos ferimentos.

O fã do desporto automóvel, Thomas Gronvold, tinha 21 anos e estava acompanhado pelo seu pai na bancada junto à reta da meta, tendo registado em vídeo vários momentos desse Grande Prémio San Marino, o mais negro da história da Fórmula 1, que também vitimou o piloto austríaco Roland Ratzenberger. Agora, resolveu digitalizar e publicar no Youtube as suas filmagens, que têm um valor histórico inestimável.

É certo que nestas imagens não consta o momento do acidente que tirou a vida a Ayrton Senna. No entanto, é possível ver a última volta de Roland Ratzenberger (aos 36 segundos), que perdeu a vida durante a qualificação, Ayrton Senna no pit-lane antes da corrida, a partida e ainda o acidente do português Pedro Lamy com JJ Lehto, bem como as voltas que antecederam o terrível acidente do piloto brasileiro que muitos consideram ser o melhor de todos os tempos.

A terminar, o vídeo mostra ainda a festa de Michael Schumacher no pódio e os adeptos italianos a comemorarem o segundo lugar do piloto da Ferrari, Nicola Larini. Convem referir que nem os pilotos e, muito menos, os fãs lá presentes sabiam, nesse momento, da gravidade do acidente de Senna.