Cultura

Sérgio Godinho em concertos na Escandinávia

É já amanhã, quinta-feira, que o cantor vai fazer a sua estreia em palcos nórdicos. Sérgio Godinho vai passar por Estocolmo, Oslo e Gotemburgo, a 16, 17 e 18 de fevereiro, respetivamente. As apresentações, duas na Suécia e uma na Noruega, serão realizadas na companhia do pianista Filipe Raposo com quem o “escritor de canções” tem vindo a colaborar regularmente.

Os espetáculos em território sueco decorrerão no âmbito do festival de cinema português “Frames – Portuguese Film Festival” que este ano tem como temática “Social Tales” (“histórias de carácter social”) tendo Sérgio Godinho e Filipe Raposo a responsabilidade de abertura da programação nas cidades de Estocolmo (dia 16) e Gotemburgo (dia 18).

Já a 17, uma mudança de país para uma apresentação, também a primeira, em solo norueguês, desta feita tendo como convidado especial o flautista António Carrilho, que se juntará a Sergio Godinho e Filipe Raposo, que tem no currículo colaborações com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Divino Sospiro bem como formações na Holanda, Bélgica, Alemanha, Israel e ainda Noruega, país em que efetuou parte da sua formação enquanto instrumentista.

A par da sua atividade musical, Sérgio Godinho tem também desenvolvido nos últimos anos uma atividade literária regular com publicações nas diversas disciplinas da escrita – no guião cinematográfico, em parceria com José Fonseca e Costa em “Kilas, o mau da fita”; no conto infantil, com “O Pequeno Livros dos Medos”; na poesia, com “O Sangue Por Um Fio”; nos contos, com “Vidadupla”; e, com apresentação no próximo “Correntes de Escrita”, a estreia no romance, com “Coração Mais Que Perfeito” através da Quetzal.

Mas será a “palavra” que levará Sérgio Godinho à Estremadura espanhola entre os dias 21 e 23 de Fevereiro, para um conjunto de sessões de leitura em torno da sua obra. Os eventos decorrerão nas cidades de Badajoz e Plasencia, com sessões no Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea, na Sala El Verdugo e três instituições de ensino locais.