Lifestyle

Saber comer

São vários os estudos que indicam a importância de saber comer na hora de perder peso. Mais importante que a atividade física é o que na hora das refeições levamos à boca. Se o seu bem-estar e saúde estão em risco e precisa de emagrecer, saiba que aprender a comer é o que lhe vai proporcionar resultados e ajudá-los a manter a longo prazo.

Exemplo disto é Paulo Sassetti, que após alguns anos de excessos decidiu recuperar a forma e vitalidade através de um processo de reeducação alimentar, de forma a perder os 12 quilos que precisava para obter um peso saudável.

Consciente que a melhor forma de perder peso é com o apoio de profissionais qualificados, o Paulo optou pela PronoKal, um tratamento médico baseado numa dieta proteinada, de muito baixo valor calórico e normoproteica, que culmina na reeducação dos hábitos alimentares.

Além da supervisão do médico, dispõe também do acompanhamento de uma equipa multidisciplinar composta por nutricionistas, técnicos de atividade física e coaching, presentes durante todo o tratamento.

No plano alimentar, a ingestão de gorduras e açúcares é reduzida, mas ao contrário de outras dietas, é fornecida a quantidade de proteínas necessárias para o funcionamento do organismo. Desta forma, o corpo entra num processo de cetose controlada – utilização dos depósitos de gordura como fonte de energia -, permitindo que a perda de peso seja realizada à custa da massa gorda, preservando a massa muscular (92% do peso eliminado é perdido à custa de gordura).
Durante o tratamento, o paciente passa por diversas fases onde vai aprendendo e reintroduzindo gradualmente os alimentos, processo que culmina na sua reeducação alimentar e permite manter os resultados a longo prazo:

      • A primeira etapa, baseada nos produtos PronoKal, centra-se na perda de 80% do peso prescrito pelo médico;
      • A segunda, quando são reintroduzidos os alimentos, é responsável pela eliminação dos 20% restantes e pela reeducação dos hábitos alimentares e de estilo de vida;
    • A terceira, onde o peso ideal é atingido, relaciona-se com a sua manutenção a longo prazo. Para evitar desvios ou recaídas, o paciente tem o apoio de todos os profissionais mencionados durante 2 anos.

A alimentação, boa ou má, tem um peso significativo na sua saúde, beleza e bem-estar. Dietas malucas não lhe vão servir de nada e vão prejudicar não só a sua saúde física, mas também a mental, através dos sentimentos de fracasso e frustração. Se quer perder peso, aprenda a comer.