Saúde & bem-estar

Recolher medicamentos para ajudar instituições

É uma iniciativa que irá abranger 215 farmácias aderentes, que terão como objetivo recolher medicamentos para auxiliar 100 instituições de solidariedade social, em 16 distritos de Portugal: Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

A Jornada de Recolha de Medicamentos (JRM), principal iniciativa do Banco Farmacêutico, irá realizar-se hoje, 18 de fevereiro, entre as 09h00 e as 19h00.

As farmácias aderentes terão um papel fundamental no desenvolvimento de toda esta iniciativa, uma vez que no dia da Jornada, recolherão medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde para uma ou mais instituições de solidariedade social.

Desta forma, a sua principal função será recolher o máximo número de medicamentos que sejam essenciais para ajudar cada uma das instituições (IPPS). Igualmente importante, é o papel que os voluntários irão desempenhar ao longo de toda esta ação, estando presentes em cada farmácia e divulgando o Banco Farmacêutico a todos os utentes.

Após a Jornada, as doações serão entregues às instituições, no próprio dia ou durante a semana seguinte. Em 2016, o Banco Farmacêutico conseguiu angariar 10 500 medicamentos, que foram, posteriormente, distribuídos a 90 instituições, através da colaboração de 166 farmácias aderentes e dos 500 voluntários que se disponibilizaram para ajudar nesta causa.

É assim objetivo do Banco Farmacêutico, todos os anos, sensibilizar cada vez mais os portugueses para a importância de ajudar as pessoas mais carenciadas, através da doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica. No entanto só podem ser doados medicamentos novos, seguros, de qualidade e que ainda não tenham estado fora do circuito do medicamento, ou seja, não poderão ser aceites medicamentos vindos de casa.

Para Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico, “cada ano é um novo desafio e este ano alcançámos a adesão de 215 farmácias. É com enorme satisfação que constatamos que, de ano para ano, aumentamos o número de farmácias, de voluntários, de instituições apoiadas e de medicamentos doados, o que nos permite ajudar cada vez mais pessoas. Ficamos também muito satisfeitos por nesta Jornada já estarmos presentes em 16 distritos de Portugal Continental.”

A IX Jornada de Recolha de Medicamentos conta com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e da Logista Pharma.

Para saber mais sobre o projeto e quais as farmácias e instituições abrangidas pela recolha de 2017, visite o site www.bancofarmaceutico.pt.