Saúde & bem-estar

Portugueses doam 14 mil medicamentos a IPSS

A IX jornada de recolha de medicamentos, principal iniciativa do Banco Farmacêutico, realizou-se no passado dia 18. Duzentas e vinte farmácias, 600 voluntários e milhares de portugueses ajudaram cem instituições de solidariedade social (IPSS), através da doação de 14 mil medicamentos e produtos de saúde, com o valor estimado de 56 mil euros.

O balanço deste ano foi, portanto, bastante positivo. Comparativamente ao ano passado, o Banco Farmacêutico aumentou o número de farmácias aderentes (mais 56), o número de voluntários (mais 100), o número de instituições apoiadas (mais 10) e, por fim, o número de doações, gerando um total de mais 3500 medicamentos doados face ao ano anterior.

Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, o Banco Farmacêutico ajudou instituições de solidariedade social com 74 mil medicamentos e produtos de saúde.

O empenho das farmácias aderentes e respetivas equipas foi essencial para o sucesso da iniciativa, pela sua participação ativa na divulgação e ligação às comunidades onde se inserem, sensibilizando-as para esta causa. Igualmente importante foi o papel que os voluntários desempenharam ao longo de toda esta ação, estando presentes em cada farmácia e divulgando o Banco Farmacêutico a todos os utentes.

É assim objetivo do Banco Farmacêutico, todos os anos, sensibilizar cada vez mais os portugueses para a importância de ajudar as pessoas mais carenciadas, através da doação de medicamentos e produtos de saúde.

“Em 2018, iremos celebrar a décima jornada de recolha de medicamentos e é desejo do Banco Farmacêutico estar presente em todos os distritos de Portugal. É com enorme satisfação que constatamos que, de ano para ano, aumentamos o número de farmácias, de voluntários, de instituições apoiadas e de medicamentos doados, o que nos permite ajudar cada vez mais pessoas”, disse Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico.

Farmácias, IPSS ou voluntários que queiram participar na próxima edição desta recolha de medicamentos devem contactar o Banco Farmacêutico, acedendo ao site, onde encontrarão mais informação sobre este projeto.

A IX Jornada de Recolha de Medicamentos contou com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da Logista Pharma, da Companhia de Seguros Tranquilidade e da BloomCast Consulting.