Televisão

Polémica na Eurovisão: Júri espanhol quer que vencedor desista após fraude

Os dias não estão fáceis para Manel Navarro. Depois dos insultos, apupos e acusações de fraude, com uma intervenção dos deputados socialistas pelo meio, agora até o júri está contra si.

O jovem, que ganhou o Festival da Canção em Espanha (‘Objetivo Eurovisión’), com os votos do júri, deixando para trás a vencedora do televoto Mirela, está a ser “convidado” a dar o seu lugar àquela cantora.

Quem disse isso? O único dos três jurados a dar a pontuação máxima à intérprete de ‘Contigo’.

“A discográfica de Manel não tem muito rasgo, se fosse o caso chegava perto do rapaz e dizia-lhe: ‘Diga que você não vai’. Ele teria que pensar e dizer: ‘Hey, então eu não vou”. A partir desse momento seria um artista diferente e teria um efeito dramático”, disse Javier Cárdenas, popular apresentador de rádio e televisão.

O elemento do júri salientou, no seu programa ‘Europa FM’, que não tem nada contra Navarro. “Ele não tem culpa de tudo o que está a acontecer, tem 20 anitos e a canção é boa, mas na minha opinião, para a Eurovisão, gosto mais da de Mirela. Continuo a imaginá-la no palco de Kiev. Quanto custa fazer as coisas bem neste país?”

Os jurados (da esq. para a dir,): Xavi Martínez, Javier Cárdenas e Virginia Díaz
Os jurados (da esq. para a dir,): Xavi Martínez, Javier Cárdenas e Virginia Díaz

Alegado agressor de jurado já falou publicamente
Houve quem se revoltasse com o facto de Xavi Martínez, outro jurado, ter mostrado publicamente, e semanas antes da final, o seu apoio ao concorrente que acabou por vencer. Isso e também por ter dado a pontuação mínima a Mirela.

Logo surgiram notícias de que houve quem o agredisse nos bastidores do programa. E até se avançou com o nome do alegado agressor: Jaime Cantizano, co-autor de outra das músicas a concurso. Este já veio condenar a polémica e negou ter agredido Xavi.

“Não quero dar importância a nada disso, nem irei fazer mais declarações a esse respeito. Quer-se encobrir algo que existe e que, espero, venha ao de cima. Foram muitos meses de trabalho para acabar assim”, considerou.

Enquanto isso, a Eurovisão já incluiu no seu canal oficial de Youtube a música ‘Do It For Your Lover’ de Manel Navarro como a representante espanhola.

O cantor também já está em Kiev, na Ucrânia, onde se realizará o Festival da Eurovisão em maio, a promover a sua canção. Mas segundo as casas de apostas – tidas em conta pelos fãs como uma antevisão verosímil de quem irá ganhar ou perder -, a falta de sorte de Navarro continua: está em último na preferência dos seguidores do concurso.

Quanto a Portugal, este domingo, dia 19, é transmitida em direto na RTP a primeira meia-final do Festival da Canção. A segunda meia-final será dia 26 e a grande final, de onde sairá o representante português, está marcada para 5 de março no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Esperemos que não haja polémica idêntica à dos ‘nuestros hermanos’.