Cultura

Piores do Cinema: Até Donald Trump ganhou um Razzie

Quando era ‘apenas’ um magnata, não se inibia de brincar consigo próprio. Por isso é que já vimos Donald Trump em muitos filmes, a fazer de si mesmo (cameo, na linguagem cinematográfica). Mas num deles – ‘Ghosts Can’t do It’ – o desempenho foi tão mau, segundo a crítica, que até ganhou um Razzie.

E sim, Trump nem estava a interpretar ninguém, a não ser ele. Foi em 1991 que ganhou a “framboesa dourada”, uma espécie de antídoto dos Óscares, atribuídos na noite anterior a estes e que são uns prémios bem humorados. Só que o atual presidente dos EUA nunca chegou a levantar o galardão.

“Temo-lo orgulhosamente em exposição na nossa sede de Los Angeles. Esperamos que venha buscá-lo rapidamente antes que se desfaça”, disseram os fundadores dos prémios ao ‘Huffington Post’.

“Gostaríamos que o tirassem daqui e o colocassem com o seu justo vencedor, na sala onde atualmente exibe uma performance muito triste para uma assustada audiência mundial”, referiram John Wilson e Mo Murphy, que disseram ainda estar muito orgulhosos por terem sido dos primeiros a reconhecer a “horrenda atuação” do atual presidente dos EUA.

Também George W. Bush (em ‘Fahrenheit 9/11’), enquanto comandante-chefe da nação, recebeu idêntico prémio pelo seu cameo. Só que na altura foi mais devido ao seu papel como presidente dos EUA depois do 11 de setembro de 2001, do que propriamente pela sua capacidade de representar.

‘Ghosts Can’t do It’ foi realizado por John Derek, marido de Bo Derek, que protagoniza o filme ao lado de Anthony Quinn. Trump surge na trama como um homem de negócios que negoceia com a viúva Kate (Bo Derek).

Veja aqui um desses momentos:

E os vencedores dos Razzies deste ano foram…
Isto tudo veio agora a público porque este sábado foram divulgados os piores do ano no cinema. E o nome Trump voltou a estar nas bocas da organização. Muito por causa do documentário sobre a sua rival, Hillary Clinton, que venceu um Razzie.

O documentário de Dinesh D’Souza, ‘Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party’ foi considerado o pior nas principais categorias, incluindo filme. “A atriz que faz de Hillary” foi eleita a Razzie deste ano e Dinesh D’Souza, que faz de si próprio, foi considerado o pior ator.

O vencedor dos prémios anti-Hollywood foi mesmo ‘Batman vs Superman: O Despertar da Justiça’, que já liderava as nomeações juntamente com ‘Zoolander’, com quatro Razzies.

O Razzie Redeemer Award (artista “redimido”) foi para o ator Mel Gibson, no seu regresso a Hollywood com o Herói de Hacksaw Ridge.

Os vencedores dos Razzie são votados online por cerca de mil membros em 24 países, que pagam 40 dólares de inscrição e são escolhidos desde 1980.

Confira os galardões deste ano: