Cultura

Óscares: As longas-metragens candidatas à estatueta dourada

São nove os filmes que marcaram 2016 e que a Academia decidiu que estariam à altura do melhor filme do ano. Para quem ainda não viu, ou para quem não consegue decidir qual o favorito, o melhor é recordar as longas-metragens candidatas à estatueta dourada, que será entregue já este domingo.

“A Chegada” (Arrival)

A atriz Amy Adams protagoniza esta ficção científica onde doze naves extraterrestres aterram em doze locais da Terra. O fenómeno gera uma crise política internacional, bem como grande caos em todo o mundo.

Para estudar o acontecimento, são recrutadas duas pessoas que se acredita serem capazes de decifrar as mensagens alienígenas. A linguista Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner) são convocados pelo Coronel Weber (Forest Whitaker) para descobrirem qual o objetivo deste contacto de seres de outros planetas. A história é baseada na obra do escritor Ted Chiang, A história da minha vida. 

“A Qualquer Custo” (Hell or High Water)

O drama retrata a viagem de dois irmãos pelo Texas, que procuram manter a casa da família. Pressionados pela proximidade da hipoteca, os dois percorrem o interior do estado norte-americano a assaltar bancos, mas apenas as agências do banco que pede a hipoteca.

Mais do que o enredo, o filme, protagonizado por Chris Pine e Ben Foster, traça um retrato rigoroso sobre o interior dos Estados Unidos e o valor da família na sociedade americana.

“O Herói de Hacksaw Ridge” (Hacksaw Ridge)

Mel Gibson dirige este filme que narra a história de um médico do exército que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusa a pegar em armas e a matar. Após salvar a vida a mais de 75 pessoas na Batalha de Okinawa, o Dr. Doss (Abdrew Garfield) torna-se no primeiro opositor à guerra norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

“Elementos Secretos” (Hidden Figures)

O romance de Margot Lee Shetterly inspirou o filme biográfico que se situa em plena época de Guerra Fria e na rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética na conquista espacial. Ao mesmo tempo, a América ainda vivia num ambiente de discriminação racial. Realidade bem visível no universo laboral, mesmo na NASA, onde um grupo de mulheres negras é obrigada à trabalhar à parte dos restantes. Nesse grupo, está Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três amigas que têm de aprender a lidar com o preconceito de forma a conseguirem subir na hierarquia da NASA.

“La La Land- Melodia de Amor” (La La Land)

Visto como o favorito desta edição dos Óscares, estando nomeado em 14 categorias, o musical conta a história de amor entre o pianista Sebastian (Ryan Gosling) e Mia (Emma Stone), que dava os primeiros passos na carreira de atriz. Percorrendo os seus sonhos e objetivos de conquistar uma carreira de sucesso em Hollywood, os dois lutam por preservar o amor que os une, com muita música e ritmo, que promete transportar o público para fora da realidade.

“Lion – A Longa Estrada para Casa” (Lion)

Na Índia, um rapaz de 5 anos perde-se do irmão e é levado para Calcutá, onde vagueou sozinho durante semanas, sem ter consciência de que estava muito longe de casa. Apesar de todas as dificuldades, consegue sobreviver e acaba por ser adotado por um casal australiano. Vinte e cinco anos depois, decide voltar às origens, recordando vagas memórias de modo a perceber o que aconteceu no dia em que desapareceu e traçar, assim, o percurso de regresso a casa. O filme conta com um elenco de luxo, com Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara e David Wenham entre as personagens principais.

“Manchester à Beira-Mar” (Manchester By The Sea)

A longa metragem conta a história do regresso de Lee Chandler (Casey Affleck) à sua terra natal, Manchester, assim que sabe da notícia de que o estado de saúde do irmão estava cada vez mais grave. Após a sua morte, Lee fica responsável pela guarda do sobrinho adolescente Patrick. O drama explora as emoções da perda e dos fantasmas do passado, postos em confronto com as responsabilidades de criar um jovem.


“Moonlight” (Moonlight)

O filme independente que tem dado muito que falar apresenta, de forma intensa, a vida e o crescimento de um jovem negro na cidade de Miami, enfrentando questões relativas à sua raça e sexualidade. Um filme que remete o público para uma viagem de autoconhecimento e aceitação pessoal.

“Vedações” (Fences)

O drama realizado nos Estados Unidos e no Canadá é baseado numa peça de teatro de August Wilson, com o mesmo nome. Com Denzel Washington e Viola Davis nos principais papéis, um casal negro enfrenta a realidade da discriminação racial que percorreu as suas vidas, o que faz com que não aceitem o sonho do filho em seguir uma carreira no futebol.