Atualidade

Óscares 2017 manchados pela polémica e erros monumentais

Já não bastava terem-se enganado a anunciar o ‘Melhor Filme’, provocando assim um momento embaraçoso em que a equipa de produção de ‘La La Land’ teve de entregar os Óscares que já tinha na mão aos colegas de ‘Moonlight’, também houve um erro nas homenagens aos profissionais de cinema que morreram em 2016.

No segmento ‘In Memoriam’ passou a foto de uma produtora, viva.

Janet Patterson, uma figurinista australiana indicada quatro vezes ao Óscar (por “O Piano”, “Retratos de Uma Mulher”, “Oscar e Lucinda” e “O Brilho de Uma Paixão”), morreu em outubro de 2016. O nome e cargo no segmento estavam corretos, mas a foto usada era, na verdade, da produtora australiana Jan Chapman.

Em declarações à revista ‘Variety’, Chapman lamentou o erro. “Fiquei arrasada com o uso da minha foto no lugar da minha grande amiga e colaboradora de longa data Janet Patterson. Pedi para a agência dela confirmar qualquer fotografia que pudesse ser usada e soube que a Academia lhes disse que estava tudo certo. Janet era uma pessoa linda, quatro vezes indicada ao Óscar, e é dececionante o erro que houve. Estou viva, bem e continuo no ativo”, contou.

Controvérsia a quanto obrigas
Não foram apenas estes dois erros (monumentais, diga-se) a manchar a 89ª edição da cerimónia de entrega de prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Antes deste domingo, dia do evento em si, já se falava que Casey Affleck podia não vencer a estatueta dourada pelo seu papel em ‘Manchester By The Sea’ por causa do seu comportamento na rodagem do documentário ‘I’m still here’ (2010). Em causa, duas ex-colegas de trabalho acusaram-no de assédio sexual e atitudes machistas: Amanda White, assistente de produção, e Magdalena Gorka, diretora de fotografia.

O caso foi levado a tribunal, mas o ator e as duas mulheres entraram em acordo, tendo estas sido indemnizadas por Casey. Ainda assim, Affleck venceu mesmo o Óscar de ‘Melhor Ator Principal’.

Também Meryl Streep, Natalie Portman e o ex-casal Emma Stone e Andrew Garfield foram falados. A atriz recordista de nomeações recusou-se a usar um vestido Chanel porque não lhe pagavam. A intérprete de ‘Jackie’ teve de faltar à cerimónia pelo seu estado avançado de gravidez. E os antigos namorados, ambos nomeados, suscitaram curiosidade para ver como se comportavam na presença do outro. Mas aqui foi tudo normal. Para variar um pouco.