Televisão

Os melhores do cinema no TV Cine

É já uma tradição dos Canais TVCine & Séries no dia da cerimónia de entrega dos Óscares recuperar os vencedores do ano passado. Logo a partir das 9h25 e até ao início da entrega das estatuetas douradas em Hollywood, oportunidade para não perder os melhores filmes dos Óscares 2016 com o Especial Vencedores dos Óscares, incluindo ‘O Caso Spotlight’, de Tom McCarthy, vencedor do Óscar de Melhor Filme. Para ver hoje, 26 de fevereiro, domingo, no TVCine 2.

Começamos às 9h25 com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, ‘O Filho de Saul’, de László Nemes. Um dos filmes mais aclamados de 2015, um retrato da dor profunda de um pai obrigado a lidar com a morte do filho no campo de concentração e extermínio de Auschwitz em 1944, venceu ainda o Globo de Ouro e o Grande Prémio do Júri e o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes.

Segue-se às 11h15 ‘A Rapariga Dinamarquesa’, de Tom Hooper, Óscar de Melhor Atriz Secundária para Alicia Vikander. Como viver num corpo que não é o seu? Como é viver sem saber quem se é? Como é ser alguém que não existe mas que está lá sempre, que sempre esteve? Esta é a história de Einar/Lili (Eddie Redmayne, nomeado ao Óscar para Melhor Ator)), inspirada em factos reais, sobre uma das primeiras mulheres transgénero, na Dinamarca dos anos de 1920.

Continuamos entre as atrizes, agora com o Óscar de Melhor Atriz Principal, Brie Larson, por ‘Quarto’, de Lenny Abrahamson, exibido às 13h15. ‘Estamos noutro planeta? Não, é o mesmo, apenas um lugar diferente’. Este pequeno e simples diálogo entre mãe (Brie Larson, vencedora também do Globo de Ouro, BAFTA e Guilda dos Atores) e filho (Jacob Tremblay) é um mosaico da história de Quarto. Há cinco anos que Joy e Jack vivem reclusos num claustrofóbico barracão sem janelas, apenas uma claraboia que permite ver o céu.

Passando para os atores, Mark Rylance venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário por ‘A Ponte dos Espiões’, de Steven Spielberg, às 15h15. Informação é poder e quem a detém pode dominar o mundo. É uma verdade imemorial, tanto hoje como em plena Guerra Fria, altura em que, com guião dos irmãos Joel e Ethan Coen, se desenrola.

Às 22h é exibido o vencedor do Óscar de Melhor Filme e de Melhor Argumento Adaptado, ‘O Caso Spotlight’. A história verídica de uma equipa de jornalistas do The Boston Globe que denunciou dezenas de casos de pedofilia conhecidas do Arcebispo local conquistou a Academia e a crítica. A equipa, liderada por Michael Rezendes (Mark Ruffalo) e Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton), conseguiu publicar a história em 2002, tendo recebido o Prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003, numa investigação que remontava a 1993. O Caso Spotlight é a históriadesta equipa corajosa.

‘O Especial Óscares: os Vencedores de 2016’ fecha às 00h10 com ‘The Revenant – o Renascido’, um dos grandes filmes de 2015, o filme que finalmente deu o Óscar de Melhor Ator a Leonardo DiCaprio e garantiu a Alejandro González Iñárritu a segunda estatueta de Realizador em dois anos, para além do Óscar de Melhor Fotografia. O filme inspira-se na história verídica de Hugh Glass (DiCaprio), explorador, caçador e comerciante de peles de animais, que em 1823 investe pelo interior do território americano, ainda ocupado por tribos indígenas. Glass é violentamente atacado por um urso, situação que o deixa moribundo, mas o caçador recusa-se,com uma força sobre-humana,a aceitar o seu destino.