Álbuns da Semana

O manual do inverno e as guitarras do deserto juntos na banda de um homem só

Causaram furor em Portugal na década de 90 do século passado, deixaram marcas em toda uma geração e, nos dias de hoje, matam as saudades dos seus fãs sobretudo em atuações ao vivo.

No entanto, os Despe e Siga juntaram-se agora em estúdio e editaram ‘Só As Melhores/94-99’, o disco que traz todos os sucessos da banda desde os anos 90 e que já está disponível nas lojas.

despeesiga

Este novo trabalho reúne 15 temas bem conhecidos daqueles que viveram naquela época, músicas essas que passaram com frequência nas rádios. Recorde-se que a banda formada, então, pelos mesmos membros dos Peste & Sida gravou o seu primeiro álbum em 1994.

Esse disco foi muito bem recebido pelo público, pois reunia um repertório de versões muito próprias de canções dos Beach Boys, Pogues e Madness, mas com letras em português. Também por isso esta é uma compilação imperdível, na qual salientamos o tema de 1999, ‘Manual do Gelo’, que convém ter à mão nestes dias frios de inverno.

Mudando completamente de estilo, apresentamos-lhe, agora, ‘Elwan’, que é o mais recente álbum da banda africana Tinariwen. Nas lojas desde o passado dia 10 de fevereiro, este trabalho está totalmente marcado pelo regresso das guitarras do deserto.

Este disco segue-se a Emmaar, de 2014, tornando-se no sétimo trabalho do grupo que se estabeleceu nos Estados Unidos para fugir dos jihadistas e traficantes humanos do Mali, sendo que a sua formação foi feita na Argélia, em 1979. Em 2012, ganharam o Grammy na categoria de ‘Best World Music Album’, com ‘Tassilli’.

tinariwen

Para editar este trabalho, o grupo recrutou uma lista interessante de colaboradores dos quais constatam os nomes de Kurt Vile, Mark Lanegan, Matt Sweeney, e Alain Johannes.

Composto por 13 novas canções que, entre outras temáticas, falam também da opressão sofrida pelas mulheres do Sahara, vamos deixar os nossos leitores com um tema cuja sonoridade é bem característico da banda. Falamos de ‘Sastanàqqàm’:

Agora, para terminar as nossas sugestões da semana, voltamos à música de origem portuguesa, mais concretamente a de David Santos, que é noiserv, assim, em caixa baixa, embora a sua qualidade seja toda ela em maiúsculas.

Já lhe chamaram “o homem-orquestra” ou “banda de um homem só”. David vai até compor uma das músicas do Festival da Canção, mas é para lhe falar do álbum ’00:00:00:00′, que foi lançado no final do mês de outubro do ano passado, que aqui estamos.

noiserv

’00:00:00:00′ é o nome do sucessor de ‘Almost Visible Orchestra’, de 2015, e foi apresentado pelo lisboeta como uma “banda sonora para um filme que ainda não existe, mas que talvez um dia venha a existir”. Palavras suficientes para demonstrar que este trabalho é diferente de tudo aquilo a que nos tem habituado.

A sua sonoridade reflete um piano tocado a muitas mãos e, em alguns temas, aqueles que não são instrumentais, são contadas histórias em português.

Não é o caso de ‘Sete’, um dos temas cujo vídeo enche as medidas de quem o assiste e que foi feito com maquetes e ‘stop motion’ pela Katalyst Collective. E é precisamente essa música que lhe sugerimos para ver e ouvir.