Televisão

Nuno Markl quer sair do júri de Festival da Canção

A informação foi avançada pelo próprio na sua página de Facebook, esta quarta-feira, onde deixou todo um comunicado “para facilitar a vida aos órgãos de comunicação”, conforme justificou.

Em causa o facto de ter um amigo compositor e atual colega de trabalho (João Só) na competição e por ter mostrado publicamente o seu apoio à música de Salvador Sobral, no dia seguinte à primeira semifinal, mas que ainda assim como elemento do júri não o podia fazer, sob risco de ser acusado de fraude e imparcialidade (como está a acontecer) ou disto se tornar no ‘Objetivo Eurovisión’ de Espanha.

As pressões e acusações choveram de todo o lado, até porque ainda nem se realizou a segunda semifinal, já chegaram à RTP e levaram o radialista a pedir a demissão do cargo. Pedido que não foi aceite pelo canal público.

“Porque apresentei a minha demissão? Não, não foi por ter partilhado no Facebook a canção do Salvador Sobral. Conforme foi público na primeira eliminatória, essa canção recebeu a pontuação máxima do júri e eu faço parte dele. Gostámos muito dela, por isso, enquanto membro do júri que a consagrou como favorita, partilhei-a. Nada de invulgar. Não foi uma campanha, foi um post. Assunto arrumado”, começou por justificar Nuno Markl, que condenou também o bullying que isto motivou.

“Apresentei a minha demissão de jurado porque, entre o leque de canções da próxima eliminatória, está uma escrita pelo meu caro amigo João Só, com quem faço uma rubrica de baladas-por-encomenda às sextas-feiras na Rádio Comercial, no espaço As Baladas de Dr. Paixão. Eu consigo perfeitamente separar as coisas e nunca me passaria pela cabeça favorecer o João. Mas compreendo que o facto de eu ser jurado de um concurso onde um colaborador meu participa, pudesse levantar suspeitas”, adiantou ainda, acrescentando que depois de conversar “com a direcção da RTP e o Presidente do Júri, Júlio Isidro, o que decidimos é que me irei abster de votar na canção do João”.

Júri Festival da Canção

Esta mudança irá ser anunciada em direto na noite da segunda semifinal do Festival da Canção, no próximo domingo, dia 26. O que irá acontecer é que a média dos votos do júri na música de João Só será feita só com os outros oito jurados, o que não afetará em nada a votação final.

Nuno Markl aproveitou o comunicado para dizer que gosta muito do trabalho de vários compositores que estão em competição, com quem consegue “encontrar ligações profissionais e de afecto”.

Apesar da polémica, garante estar a “adorar a experiência de ser jurado do Festival, sobretudo de um Festival onde se trabalhou no duro para conseguir reunir um painel de canções variadas, criadas por alguns dos melhores músicos portugueses da actualidade”.