Atualidade

Morreu Kaci Kullmann Five, presidente do Comité Nobel norueguês

Tinha 65 anos e enfrentava um cancro da mama. A notícia da morte da presidente do Comité Nobel norueguês e ex-líder conservadora, Kaci Kullmann Five, chegou esta segunda-feira, 20 de fevereiro.

“O Comité Nobel norueguês recebeu com grande dor a notícia de sua morte. Ela fez um formidável trabalho e deixará saudades. Era uma líder comprometida, inclusiva e orientada a buscar soluções”, afirmou em comunicado a organização encarregada de escolher a cada ano o vencedor do Nobel da Paz.

Kullmann Five lutava há alguns anos contra um cancro de mama e já se tinha ausentado da última cerimónia de entrega do Nobel da Paz, em dezembro, por causa da doença.

A primeira mulher a dirigir o Partido Conservador norueguês (1991-1994) e ministra de Comércio fazia parte do Comité desde 2003, sendo presidente desde março de 2015.

Kullmann Five substituiu o ex-primeiro-ministro trabalhista Thorbjørn Jagland, no final do mandato deste. A sua escolha não esteve isenta de polémica, já que Jagland, que queria seguir no cargo e ainda é membro do Comité, tinha sido discutido pelas suas controversas escolhas para o Nobel, como a do ex-presidente dos EUA Barack Obama e do chinês Liu Xiaobo, que esfriou as relações diplomáticas entre Noruega e o país asiático.

“Com ela perdemos uma pessoa forte e cálida, uma das líderes conservadores mais notáveis e que marcou uma época”, escreveu na sua página de Facebook a primeira-ministra norueguesa, a também conservadora Erna Solberg.

Kaci Kullmann Five, presidente do Comité Nobel norueguês