Televisão

Festival da Canção: Saiba quem vai escolher a música vencedora

A RTP está a tratar dos últimos pormenores para a próxima edição do Festival da Canção. Depois dos compositores, que convidaram os cantores, agora já se sabe quem fará parte do júri.

Júlio Isidro, Nuno Markl, Inês Lopes Gonçalves, João Carlos Calisto, Inês Menezes, Tozé Brito, Ramón Galarza, Gabriela Schaaf e Dora são alguns dos nomes dos jurados que o canal público revelou hoje numa conferência de imprensa.

O presidente do júri é Júlio Isidro, que deu umas palavras aos jornalistas sobre o concurso, onde elogia a escolha eclética de compositores mas critica a produção excessiva dos países de Leste na Eurovisão.

De se salientar que a decisão dos jurados não é soberana. Como nas edições anteriores, e tal como acontece no Festival Eurovisão da Canção, os votos do júri valem 50%. Os telefonemas do público traduzem-se nos outros 50%.

Passemos aos apresentadores. Sónia Araújo e José Carlos Malato conduzem a primeira semifinal (a 19 de fevereiro), Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel estarão na segunda semifinal (26 de fevereiro) e a grande final (a 5 de março) fica a cargo de Catarina Furtado e Sílvia Alberto.

Este ano há 16 canções a concurso: 8 em cada semifinal. A vencedora irá representar Portugal na Eurovisão, a realizar-se em Kiev, capital da Ucrânia, a 9, 11 e 13 de maio.

Concorrentes Festival da Canção