Televisão

Festival da Canção: Nuno Markl “feliz” por poder votar em todas as músicas

Há dias, um dos elementos do júri do concurso emitiu um comunicado a informar que tinha pedido a demissão do cargo, por causa da polémica com Salvador Sobral – que apoiou publicamente no Facebook – e por ter um amigo a concorrer (João Só).

Nuno Markl disse que a RTP não aceitou o seu pedido e que, em conversa também com o presidente do júri Júlio Isidro, tinha ficado decidido que não iria votar na música composta por João Só.

Agora o radialista voltou a recorrer ao Facebook para emitir um comunicado onde explica que, afinal, vai poder votar em todas as oito canções da segunda semifinal.

“Há minutos recebi uma chamada do Gonçalo Madaíl, da RTP, com notícias que me deixaram muito sensibilizado e genuinamente comovido: os músicos a concurso na eliminatória de amanhã querem que eu volte como jurado e que eu vote em todas as canções”, escreveu este sábado, referindo-se às “coisas que comovem e que deixam um gajo feliz”.

Por isso, tendo em conta que se até os concorrentes não se sentem desconfortáveis “perante a minha eventual proximidade mais a uns do que a outros”, Markl vai exercer hoje a sua função de jurado em pleno.

“Objetivo não é a Eurovisão”
Além da polémica em torno do radialista, o comentário deixado pela RTP na página oficial de Facebook do Festival da Canção deixou os fãs irados.

Na primeira semifinal, no domingo passado, os seguidores do programa ficaram descontentes com a qualidade das músicas apresentadas e mostraram isso mesmo na página do programa. Uma das respostas de quem gere o Facebook ‘incendiou’ ainda mais a discussão: “O objetivo não é a Eurovisão, é dar a conhecer os compositores portugueses”.

Pois que temos de discordar do canal público e concordar com os fãs, pois sim, o objetivo é mesmo a Eurovisão, onde o representante português irá atuar em maio. Por causa desta polémica o diretor de programas do canal público, Daniel Deusdado, teve de vir agora falar numa entrevista e prometer que vêm aí músicas “mais festivaleiras”.

A 2.ª Semifinal arranca na RTP1 e em RTP Play às 21h06.

Estes serão os concorrentes de hoje:
1- David Gomes (Compositor Tóli César Machado)
2- Lena d’Agua (Compositor Pedro da Silva Martins)
3- Beatriz Felício (Compositor Jorge Fernando)
4- Pedro Gonçalves (Compositor João Pedro Coimbra)
5- Helena Kendall (Compositor João Só)
6- Celina da Piedade (Compositora Celina da Piedade)
7- Jorge Benvinda (Compositor Nuno Figueiredo)
8- Inês Sousa (Compositor Noiserv)

Concorrentes 2ª semifinal Festival da Canção