Televisão

Festival da Canção: Júri e público em lados opostos na escolha dos finalistas

Mais um domingo, mais uma semifinal (neste caso foi a segunda e última). Já há mais oito finalistas para o Festival da Canção e diga-se que, ao contrário da primeira etapa, as canções foram um pouco melhores.

Ainda assim a avaliação do júri e do público foi completamente diferente. Os jurados, presididos por Júlio Isidro e que mais uma vez estiveram a assistir a tudo na primeira fila, puseram Pedro Gonçalves em penúltimo lugar. E o intérprete da canção número 4, ‘Don’t Walk Away’ (cantada em inglês, de forma a ter mais hipóteses na Eurovisão, segundo explicou o compositor João Pedro Coimbra) ganhou no televoto.

Já Celina da Piedade venceu na opinião do plantel de profissionais e ficou num modesto 4º lugar no parecer dos telespectadores.

A veterana Lena d’Água (‘Nunca Me Fui Embora’) foi outro caso flagrante de diferença de gostos: 2º lugar para os jurados e penúltimo para as pessoas que assistiram ao programa em casa.

Resultados concretos: Celina da Piedade, Pedro Gonçalves, Jorge Benvinda (‘Gente Bestial’, uma divertida música composta por Nuno Figueiredo, dos Virgem Suta) e Lena d’Água passaram à grande final, a realizar-se no próximo domingo, 5 de março, no Coliseu dos Recreios.

Há que salientar o facto de, desta vez, não haver tanta polémica nas reações do público em relação às escolhas da RTP. Nuno Markl apenas disse em direto que teve “uma semana agitada”, referindo-se às críticas que foi alvo por apoiar publicamente Salvador Sobral e querer desistir do cargo, por ser amigo do compositor João Só. E Júlio Isidro despediu-se graciosamente do papel de presidente de júri, já que no próximo domingo regressam os jurados de cada capital do distrito.

Uma nota final, positiva, para Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel no seu papel de anfitriões do concurso.