Lifestyle

Está a dar tempo ao excesso de peso?

Sim, a constante falta de tempo pode estar a prejudicar o seu peso e, principalmente, a sua saúde. A vida é uma agitação e entre trabalho, família e compromissos pessoais, todos os dias fazemos escolhas em detrimento de outras. O problema é que na tentativa de dar resposta a tudo e a todos, optamos por soluções que são cada vez mais nocivas – um exemplo? Fast food.

Este tipo de hábitos fomentados pela falta de tempo (maus hábitos alimentares, ausência de uma boa noite de sono, entre outros) podem ter graves consequências para a nossa saúde, como é possível ver através do caso da Carina, minha paciente de 38 anos, que devido à falta de tempo para cuidar de si e do excesso de peso desenvolveu um conjunto de complicações: apneia do sono, hipertensão, arritmia cardíaca, dificuldade em respirar, aumento de colesterol e diabetes Mellitus tipo 2.

A situação da Carina era, realmente, muito delicada: além dos problemas de coração, pulmonares e de diabetes, a grande obesidade limitou a mobilidade da Carina, que se via cada vez mais parada e fechada em casa. O facto de ter passado a dormir mal, porque a grande obesidade está associada a problemas de apneia do sono, também condicionou uma menor energia para realizar qualquer tipo de exercício físico. A baixa auto-estima pelo próprio corpo começou a ser outro fator limitativo: pensamentos de tristeza, de impotência e de angústia perante toda a sua situação clínica desde a adolescência, foram crescendo e dificultando uma potencial mudança para hábitos mais saudáveis.

Devido a esta situação clínica complexa, a Carina precisava impreterivelmente de um acompanhamento médico multidisciplinar. Assim, após uma avaliação clínica rigorosa, iniciei com ela o Método PronoKal, tratamento médico eficaz para a perda de peso, de forma a melhorar as suas comorbidades e, assim, a sua qualidade de vida. A Carina Já perdeu 18 kg em 7 meses.

Com a minha supervisão e o apoio de uma equipa multidisciplinar, composta por médico, nutricionistas, técnicos de atividade física e profissionais de coaching, a Carina está a reaprender a comer e a alterar os seus hábitos alimentares e de vida. Em 15 dias perdeu 6 quilos e já se nota melhoria na sua auto-estima e na capacidade de responder aos desafios da sua vida diária. Tem mais energia para realizar atividade física e para cumprir a terapêutica médica de que necessita. Está a trabalhar ativamente os 3 pilares da nossa saúde: alimentação, exercício e sono. E isso só é possível com uma equipa multidisciplinar diferenciada e treinada como é o caso da Pronokal.

Não dê tempo ao excesso de peso e muito menos à obesidade. Invista em si, cuide-se e, caso seja necessário, visite um médico especialista, que a orientará e indicará uma solução eficaz e personalizada.

Dra. Sandra Marques – Medicina Interna
Malo Clinic

Av. dos Combatentes, nº43
1600-042 Lisboa Portugal
Telefone: (+351) 217 228 100