Saúde & bem-estar

Doentes com apneia do sono têm disfunção erétil

Isto é o que se chama: dois azares num só. Ou três, se tivermos em conta o facto de o Dia Europeu da Disfunção Erétil se assinalar no Dia dos Namorados (14 de fevereiro).

A disfunção erétil (DE) é uma patologia que afeta a qualidade de vida e o dia-a-dia dos doentes com um grande impacto psicológico e impede que os doentes tenham uma vida sexual ativa e satisfatória. E por detrás dela pode estar uma doença respiratória.

A DE é muito comum em homens que sofrem de apneia do sono. Isto porque é no estágio de sono mais profundo, o sono REN, que corresponde a 20% do sono normal, onde é produzida a testosterona que é fundamental para a manutenção da funcionalidade do tecido eréctil. A apneia do sono, que se caracteriza por colapsos intermitentes e repetidos das vias aéreas superiores durante o sono, impede a ocorrência deste sono mais profundo e consequentemente leva a uma ausência ou diminuição da produção de testosterona o que, por sua vez, resulta numa redução da ereção e na diminuição da libido.

Este facto é já conhecido pela comunidade científica e demonstrado em estudos.

Um estudo realizado em Portugal, no Hospital de S. João, alertou precisamente para a elevada prevalência de DE nos doentes com apneia do sono de 64,4%. Um outro estudo apresentado no congresso da Associação Americana de Urologia indica que os indivíduos com apneia do sono têm duas vezes mais probabilidades de terem disfunção erétil do que os homens que não têm a patologia.

A apneia obstrutiva do sono é uma doença respiratória provocada por colapsos intermitentes e repetidos das vias aéreas superiores, durante o sono, que levam a uma respiração irregular e a repetidos momentos de despertar durante a noite.

Estas situações provocam pausas respiratórias durante o sono, com duração superior a 10 segundos e que se podem repetir mais de 5 vezes por hora. Essas pausas originam diminuição do oxigénio e também o aumento do dióxido de carbono no sangue. Estima-se que a apneia afeta 5% da população portuguesa e 10 a 12% da população adulta portuguesa – cerca de 800 mil pessoas, principalmente homens com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos.

Num estudo realizado no Reed Military Medical Centre em Bethesda comprovou-se que a utilização de um ventilador noturno para tratamento da apneia do sono (CPAP – Pressão Positiva Continua na Via Aérea) melhorou os sintomas de Disfunção Eréctil. Após 6 meses de acompanhamento, os investigadores viram que a função sexual melhorou nestes doentes e os problemas de DE desapareceram em quase metade (41%).

Clínicos envolvidos relatam que doentes e os seus companheiros obtiveram grandes melhorias na vida sexual e relações amorosas. Outro estudo indica que 75% dos doentes com apneia do sono com DE quando utilizam o CPAP mostram regressão em apenas um mês de tratamento.

A disfunção eréctil corresponde à incapacidade consistente em obter e/ou manter uma ereção peniana que permita a concretização de uma relação sexual. A prevalência geral da DE em Portugal está estimada em cerca de 13%. É estimada uma prevalência de 29% dos homens entre os 40-49 anos, 50% entre os 50-59 anos e 74% entre os 60-69 anos em Portugal.