Atualidade

David Beckham obcecado pelo reconhecimento da Rainha

Nos últimos dias a imprensa britânica não pára de falar no ‘Beckileaks’. Trata-se do caso dos emails enviados por David Beckham, que terão sido pirateados por um grupo chamado ‘Football Leaks’, e que estão a levantar dúvidas quanto à motivação do ex-futebolista em realizar trabalho solidário.

Essa motivação supostamente ‘falsa’ tem uma razão de ser: a obsessão de Beckham em obter reconhecimento da Rainha Isabel II.

Sim, o marido da ex-Spice Girl tem uma fortuna estimada em 500 milhões de libras mas aspira algo mais: ser ordenado Cavaleiro pela Ordem do Império Britânico, distinção que a rainha entrega aos elementos mais notáveis da sociedade britânica.

Vai daí, refere a imprensa, David começou a pensar num esquema de marketing para publicitar o seu lado mais altruísta, de forma a ganhar pontos perante a monarca. Isso e o facto de publicar várias vezes no Instagram mensagens a enaltecer e felicitar a mesma por, basicamente, existir.

Happy Birthday your Majesty … So proud to have a queen that does everything for the love of our country ??

Uma foto publicada por David Beckham (@davidbeckham) a

Happy birthday your Majesty… ?? @kensingtonroyal

Uma foto publicada por David Beckham (@davidbeckham) a

Começou então a trocar emails com o seu manager, David Gardner, e o seu amigo profissional de relações públicas, Simon Oliveira. Nesses textos – publicados pelo ‘Football Leaks’ – a faceta calculista e fria do antigo jogador vem ao de cima.

Beckham estava mesmo disposto a utilizar os projetos sociais da Unicef em seu próprio benefício para conseguir o seu objetivo de ser Cavaleiro. Os emails foram enviados em 2014, mas a resposta dos assessores de Isabel II foi negativa (muito por causa da sua suposta fuga aos impostos).

Resposta do atleta? “Esses idiotas ingratos”, disse, enfurecido.

“São um bando de idiotas. Eu não esperava menos. Quem decide sobre os títulos? É uma vergonha para ser honesto, se fosse americano tinha algo assim há dez anos”, escreveu na altura, atacando a cantora galesa Katherine Jenkins que recebeu a ‘sua’ distinção.

“Ela admitiu que consome cocaína. Ide à…”, indignou-se David com o relações públicas.

A Unicef, beneficiada pelo antigo craque de futebol mas não com o próprio dinheiro (“Não quero pôr do meu dinheiro nesta causa [uma ação de beneficência em Shangai]. Este dinheiro é meu”), teve de vir a público defendê-lo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância disse estar “extremamente orgulhosa” do trabalho feito pelo seu Embaixador da Boa Vontade, desde 2005, e que este doa habitualmente “quantias significativas” para caridade.

Já um porta-voz de Beckham frisou que os emails foram “pirateados” e que “esta história baseia-se em material antigo e tirado fora do contexto”, dando uma “ideia errada de forma deliberada” da pessoa que é o marido de Victoria Beckham.