Atualidade

Cunhado do Rei de Espanha condenado a pagar 200 mil euros para evitar prisão imediata

O Ministério Público do país vizinho, através do procurador Pedro Horrach, pediu esta quinta-feira (23) o pagamento de uma fiança no valor de 200 mil euros ao marido da infanta Cristina para evitar a sua prisão imediata.

Recorde-se que Iñaki Urdangarin, o cunhado do Rei de Espanha foi condenado, na semana passada, a 6 anos e 3 meses de prisão, além de uma multa de 512 mil euros. E, embora ainda possa recorrer da decisão para o Supremo, as autoridades pretendem o pagamento da referida fiança, pois consideram que a dimensão da sentença “implica o risco de fuga.”

Em causa está o caso Nóos, no qual o cunhado do rei Felipe é acusado, entre outros, de fraude, desvio de capitais e tráfico de influência. Ao todo, sentaram-se no banco dos réus 17 suspeitos, com Urdangarin como cabeça-de-cartaz pela sua proximidade à Casa Real Espanhola. Refira-se que, por outro lado, a Infanta Cristina foi absolvida de todas as acusações, enquanto suspeita de cumplicidade com o marido.

A terminar, refira-se ainda que Diego Torres, sócio de Urdangarin terá igualmente de pagar 100 mil euros de fiança para evitar também a prisão imediata.