Saúde & bem-estar

Cuidados de saúde oral vão ao encontro dos presos de Izeda

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, em Bragança, vai disponibilizar cuidados de saúde oral aos reclusos no Estabelecimento Prisional de Izeda, proporcionando-lhes consultas regulares de Medicina Dentária.

Para garantir aos reclusos o acesso generalizado a cuidados de saúde, foi assinado ontem, 1 de fevereiro, um protocolo de cooperação entre a ULS Nordeste e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, numa ótica de partilha de responsabilidades entre as duas entidades.

Esta parceria é mais um investimento realizado no Serviço Nacional de Saúde para garantir a igualdade no acesso a cuidados de saúde a todos os utentes, através da prestação de serviços diretamente nos Estabelecimentos Prisionais. Desta forma, é alargada a acessibilidade a cuidados de saúde a um maior número de pessoas, incluindo aquelas que estão privadas da liberdade e necessitam de assistência clínica.

Os cuidados de saúde oral no Estabelecimento Prisional de Izeda serão assegurados por médicos dentistas da ULS Nordeste, que irão deslocar-se, uma vez por mês, àquele estabelecimento para realizar consultas.

Esta iniciativa permite alargar os cuidados de proximidade disponibilizados por esta ULS ao nível da promoção da saúde e da prevenção da doença, no âmbito daquela que é a sua missão, à população da região.