Off the record

Cristina Ferreira e o peso de uma marca para além da televisão

Aos 39 anos, a apresentadora já atingiu patamares na carreira invejáveis por uma maioria. Dona das manhãs da TVI, ao lado de Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira é uma máquina de fazer dinheiro e não só.

Mas recuemos até à Malveira onde cresceu e mantém raízes e a loja de roupa Casiraghi. “É ali que sinto que tenho uma base, tenho os pés bem assentes na terra”, confessou, uma vez, enquanto convidada no “Você na TV” que diariamente conduz.

Licenciada em História, Cristina ainda chegou a dar aulas no secundário durante dois anos. Tirou depois o curso de Ciências da Comunicação, mas foi numa formação para apresentadoras de televisão que a sua vida tomou um outro rumo.

Emídio Rangel, Júlia Pinheiro e o colega Goucha ensinaram-lhe muito do que hoje sabe. Começou pelos diretos nos diários do “Big Brother” e no “Diário da Manhã”, na estação de Queluz de Baixo, antes do projeto que a confirmou na ribalta.

No “Você na TV” desde 2004, foi somando outros projetos no canal, sendo agora também diretora de conteúdos não informativos. Ao mesmo tempo, cresceu nos negócios, com o perfume “Meu”, os sapatos que assina e a revista “Cristina”.

Com a comunicadora e o controverso Alberto João Jardim na capa, a publicação chegou agora ao fim enquanto dependente da parceria com a Massemba, mas ainda tem o futuro em aberto. No entanto, a polémica estalou por alegados salários em atraso.

1028-065-HushPuppies_CristinaFerreira

Alheia a rumores, a protagonista gozou, na última semana, de umas luxuosas férias na Tailândia e todos os passos foram seguidos atentamente pela imprensa e fãs, pois há muito que se tornou num alvo apetecível…para o bem ou para o mal.

No livro biográfico “Sentir”, lançado no final do ano passado, Cristina Ferreira abriu o coração, revelando até ter sido vítima de assédio no local de trabalho. Defendida por muitos, também foi criticada por quem acha que se “pôs a jeito”.

De forte personalidade, criou imunidade às más-línguas, desde que não atinjam o filho, Tiago, de oito anos, fruto da longa relação com António Casinhas que terminou, dando lugar a uma forte amizade.

“É muito complicado ter um país inteiro a falar da tua vida, muitas vezes de coisas que não correspondem à verdade. Além disso, o meu filho já sabe ler e a partir de agora vai começar a fazer perguntas e a sofrer com isso na escola. Sei que ser filho da Cristina Ferreira é um ónus na vida dele”, confessou, em tempos, numa entrevista.

Filha única, não alimentava o sonho de ser mãe, mas o filho conquistou-a e assume-se hoje como “uma mãe de coração”, oferecendo-lhe como maior riqueza “o afeto”.

Cristina Ferreira

Com um estilo muito próprio e uma capacidade de trabalho admirável, Cristina inspirou muitas daquelas que surgiram depois na apresentação, sendo que as imitações não deixam de ser cópias de uma genuinidade difícil de clonar.

Afável e espontânea, também teve o dom de mudar Manuel Luís Goucha, que se tornou mais popular e atrevido em algumas ocasiões.

Fenómeno de mediatismo, Cristina Ferreira conhece bem o peso da palavra que, somado a uma imagem aprazível, a embalam numa trajetória ascendente variada e assumidamente ambiciosa.

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira
Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira