Saúde & bem-estar

Cientistas descobrem origem de transtorno mais grave que TPM

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é uma forma mais grave da TPM, que afeta de 3 a 8% das mulheres. Formalmente reconhecido pela Medicina apenas no início dos anos 2000, este tipo de transtorno pode provocar irritabilidade incapacitante, depressão, sentimentos de falta de esperança, insónia, falta de apetite e outros sintomas que perturbam o dia-a-dia. A maioria deles é semelhante aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual, mas mais intensos.

Pois bem, agora um grupo de cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) descobriu os mecanismos moleculares que podem estar por trás do TDPM.

“Encontrámos um gene suspeito de ter uma expressão desregulada. Isso aumenta a evidência de que o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é um distúrbio e uma resposta da célula ao estrogénio e progesterona”, disse Peter Schmidt, do Instituto de Saúde Mental e Endocrinologia Comportamental do NIH.

“Aprender mais sobre esse complexo genético mantém a esperança de melhorar o tratamento de tais distúrbios do humor”, continuou.

A pesquisa concluiu que o TDPM é causado por um grupo de genes, presentes nessa pequena fatia de mulheres, que afeta o modo como as hormonas sexuais interagem com outros genes.

“Este é um grande momento para as mulheres, porque demonstra que aquelas afetadas pelo Transtorno Disfórico Pré-Menstrual têm uma diferença intrínseca no seu aparelho molecular em resposta às hormonas sexuais”, salientou David Goldman, outro autor da pesquisa.

Os pesquisadores estudaram os glóbulos brancos das mulheres para ver como eles reagem ao estrogénio e à progesterona. As células de mulheres que tinham o TDPM expressaram genes de forma diferente daquelas que não tinham o problema.

Houve um grande complexo de genes que pareceu ser a raiz dessa diferença, chamado de ESC/E(Z). Este complexo está envolvido na regulação de como outros genes respondem às hormonas sexuais, o que poderia explicar por que as mulheres com Transtorno Disfórico Pré-Menstrual têm uma sensibilidade tão extrema às hormonas sexuais.

Para se diagnosticar o TDPM são necessários cinco dos seguintes sintomas: humor depressivo; ansiedade acentuada; instabilidade afetiva; raiva ou irritabilidade persistente; falta de interesse nas atividades habituais; dificuldade de concentração; fadiga fácil ou falta de energia; alteração do apetite ou excessos alimentares/por certo tipo de alimentos; sonolência ou insónia; descontrolo emocional; sensibilidade ou inchaço das mamas, dor de cabeça, articular ou muscular, aumento de peso e sensação de inchaço geral.

Os autores publicaram os resultados na revista ‘Molecular Psychiatry’.