Saúde & bem-estar

Boa alimentação ajuda a prolongar a vida do animal de estimação

No maior evento dedicado aos amantes de animais – o Pet Festival – que acontece entre 3 e 5 de fevereiro na FIL, decorrerá um momento onde os donos dos animais são desafiados a mostrar que realmente conhecem os gostos e as necessidades nutricionais dos seus animais de companhia.

De todos os cuidados e atenção que podemos dar aos nossos animais uma nutrição adequada é sem dúvida o mais importante. Uma boa alimentação ajuda a melhorar o bem-estar do animal e a prolongar a sua esperança media de vida, para tal é necessário os donos conhecerem as reais necessidades do seu animal.

São várias as curiosidades que podem ser esclarecidas durante o evento:

  • Para além de permitirem o desenvolvimento e manutenção do organismo, os alimentos podem prevenir e tratar algumas doenças;
  • Utilizar alimentos para estabelecer um relacionamento com o animal é um erro e pode levar à obesidade;
  • Oferecer água corrente de uma torneira ao seu gato é uma boa forma de o incentivar a beber água;
  • Adequar a alimentação ao cão ou ao gato assume uma grande importância: a raça, a idade, o peso ou a castração são fatores que devem ser tidos em conta na escolha do alimento.
  • As preferências alimentares dos gatos e cães dependem do seu passado alimentar, por isso, um animal que nunca comeu alimentos húmidos pode não apresentar uma preferência por estes alimentos. Um dos fatores que torna os alimentos húmidos muitos apetecidos é o aroma intenso que exalam, potencializado pelo elevado teor de humidade;
  • Em comparação com o Homem, o gato e o cão têm um número muito limitado de papilas gustativas. O Homem tem 9000 papilas gustativas, o cão tem 1700 e o gato apenas possui 500 papilas gustativas. Este facto confere ao gato e ao cão uma capacidade muito distinta do Homem para apreciar sabores;
  • É possível fazer um mix entre alimentação seca e alimentação húmida.

Alimentação não é apenas fornecer os nutrientes indispensáveis às necessidades do gato, mas também contribuir para o seu bem-estar e longevidade. Na verdade, a nutrição é mesmo considerada o primeiro passo para a saúde.

Ao longo dos três dias são ainda diversas as atividades a decorrer, como a exposição felina com mais de 180 exemplares, de 20 raças diferentes e as provas de agility de cães com provas oficiais do campeonato nacional e troféus para quem não resiste a ver cães em ação.

Pet Festival apoia adoção de cães e gatos
Além desta preocupação com a alimentação, o evento traz ao de cima a temática da adoção.

‘Adoptar em vez de comprar’ é o lema da Animalife – Associação de Sensibilização de Apoio Social e Ambiental, parceira do Pet Festival e dinamizadora do Parque Pedagógico que contará com 7 parques de adopção de cães e gatos com o intuito de consciencializar os visitantes para o trabalho realizado pelas associações em prol da causa animal.

O presidente da Animalife, Rodrigo Livreiro, afirma que “a missão da Animalife é acabar com o abandono, através da criação de programas que visem a diminuição do número de animais abandonados. No Pet Festival pretendemos sobretudo garantir e divulgar as ferramentas necessárias para a promoção da adoção, controlo de reprodução e gestão eficiente dos albergues das Associações de proteção animal.”

No certame estará presente a Casa dos Animais de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras e mais 16 Associações de Proteção Animal. Haverá também uma área dedicada aos mais novos onde serão desenvolvidas várias animações, demonstrações e ações pedagógicas para crianças e adultos, assim como inúmeros conteúdos didáticos e criativos.

Fotos: Divulgação