Atualidade

Três grandes do futebol português unidos nas homenagens a Mário Soares

FC Porto, Sporting e Benfica lamentaram a morte do antigo Presidente da República, na tarde deste sábado, dia 7 de janeiro. Como prova de que a sua vida foi reconhecida muito para lá da esfera política estão as mensagens de homenagem póstuma que foram prestadas a Mário Soares pelos três maiores clubes do futebol lusitano.

“O FC Porto associa-se ao luto pela morte de uma das maiores personalidades de sempre da vida portuguesa, cujo papel foi especialmente relevante na transição de uma negra ditadura de 48 ano para um regime democrático”, pode ler-se no site oficial dos dragões.

Os azuis e brancos ainda lembram que Mário Soares “foi também o Dragão de Honra inaugural, em 1986, na segunda entrega dos Dragões de Ouro.”, o que é a mais alta distinção atribuída pelo clube.

fcporto

“Na morte do Dr. Mário Soares, o Sporting Clube de Portugal curva-se perante a memória de um Estadista”, começa por referir o comunicado feito pelos leões a propósito da morte do antigo Presidente da República.

E prossegue assim: “O País perde uma das referências da sua história contemporânea. Como todos os cidadãos portugueses, também o Sporting Clube de Portugal exprime a sua gratidão ao Dr. Mário Soares pelo seu contributo decisivo para a conquista da liberdade. À família, na pessoa do nosso ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral (n.d.r.: Eduardo Barroso), o clube envia as suas mais sentidas condolências.”

sporting

Por fim, nota para a homenagem que lhe foi prestada pelo Benfica, através da pena do seu presidente, Luís Filipe Vieira:

“Nesta hora de enorme perda para o País e para a Lusofonia de uma grande personalidade, fundadora da Democracia portuguesa, promotora da adesão de Portugal à União Europeia e titular dos principais cargos políticos de Portugal, em meu nome pessoal e do Sport Lisboa e Benfica expresso o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares e apresento à família e ao Partido Socialista, de que foi fundador, as mais sentidas condolências.”

E também as águias encontraram um elo de ligação entre o político falecido e o clube: “Mário Soares participou em 1 de dezembro de 1992, no antigo Estádio da Luz, na Festa de Homenagem ao nosso Eusébio da Silva Ferreira, condecorando-o com a Comenda da Ordem do Infante num momento que ficará para sempre na nossa memória.”

benfica

Uma última nota para referir que todos os jogos desta 16.ª jornada do campeonato nacional de futebol serão precedidos por um minuto de silêncio em memória de Mário Soares.