Atualidade

Tomada de posse de Donald Trump: Começam hoje as celebrações

São três dias de festas, menos dois que no caso de Barack Obama. O programa arranca esta quinta-feira, mas o ponto alto será naturalmente a cerimónia de tomada de posse na sexta-feira, dia 20.

Hoje, 19 de janeiro, haverá uma cerimónia no Cemitério Nacional de Arlington, onde o presidento eleito Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence vão homenagear os heróis militares.

Amanhã a cerimónia começa às 09h30 locais (14h30 em Portugal) e a tomada de posse está marcada para as 12h00 (17h00 cá).

Das 11h00 às 12h30 locais o cenário é a parte oeste do Capitólio, em Washington. Segue-se o esperado discurso de Trump.

Esta tradição, lançada em 1789 pelo primeiro Presidente George Washington, é sempre encarada como um importante ponto de partida para qualquer Presidência e chegou a definir alguns dos homens que ocuparam a Sala Oval (gabinete presidencial).

A cantora Jackie Evancho e o grupo coral do Tabernáculo Mórmon irão atuar perante a presença não só do novo casal presidencial, Donald e Melania, como de outros que já passaram pela Casa Branca: Bill Clinton e a mulher Hillary; George W. Bush e Laura; e Jimmy Carter.

Trump prestará juramento, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias: a sua, oferecida pela sua mãe, e a que o ex-Presidente Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

Logo a seguir à tomada de posse, haverá um desfile pela Avenida Pensilvânia – desde o Capitólio (prédio do Congresso americano) até a Casa Branca – que deverá durar 90 minutos, ao contrário dos antigos que duravam mais de quatro horas.

Segundo o diretor de Comunicações do Comité de Posse Presidencial, Boris Epshteyn, a ideia de fazer uma festa com duração menor e mais simples visa passar uma mensagem de que o novo presidente é voltado para o trabalho. Epshteyn lidera uma equipa de 350 pessoas, que estão a tratar da organização.

Fontes oficiais antevêem que entre 800 mil a 900 mil pessoas estarão em Washington na sexta-feira para assistir à cerimónia. Bem menos do que os 1,8 milhões que estiveram presentes no discurso de inauguração de Barack Obama em 2009.

Também mais de 50 congressistas democratas planeavam boicotar a cerimónia, defendendo que o multimilionário republicano é uma ameaça para a democracia.

Para sábado, dia 21, a Catedral Nacional de Washington recebe, às 10h00, o novo presidente e vice para uma cerimónia de oração, que marca o início do novo mandato presidencial.

Nesse dia está agendado um protesto intitulado Marcha das Mulheres, que irá contar com a presença de várias estrelas de Hollywood e da música, como Amy Schumer, Scarlett Johansson, Katy Perry, Cher, Julianne Moore ou Frances McDormand. Os organizadores esperam cerca de 200 mil pessoas.

Mais uma prova de que Donald Trump é, nos dias que antecedem a tomada de posse, o Presidente eleito mais impopular em 40 anos, com apenas 40% de opiniões favoráveis.