Saúde & bem-estar

Tecnologia ajuda a diminuir custos no sistema de saúde

O objetivo é analisar dados de desempenho de qualidade nos sistemas de saúde, populações de doentes e disponibilizar informação significativa que possa ser usada para promover melhorias reais e sustentáveis na qualidade e custos de saúde.

A tecnologia está a ser desenvolvida pela 3M e a Verily Life Sciences (uma área de negócio da empresa Alphabet, a empresa “mãe” da Google) e visa ajudar a diminuir custos no sistema de saúde, identificar tendências, melhorar a eficiência e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Como? Incluindo medidas de qualidade para avaliar complicações, readmissões, mortalidade e outros indicadores como o tempo de internamento e custos específicos de linhas de serviço.

Irá avaliar ainda várias medidas de desempenho sobre os serviços, procedimentos e profissionais, incluindo toda a cadeia de cuidados como especialistas, serviços de cuidados ao domicílio e serviços de cuidados de transição.

O acordo desta parceria foi assinado no final de 2016, pelo que ainda não se sabe quando é que a tecnologia estará disponível.

A plataforma tecnológica conjunta vai ser desenvolvida a partir da experiência da 3M em codificação e classificação de dados de saúde e da Verily em análise de dados e desenvolvimento de ferramentas de software.

“Esta colaboração reflete o nosso compromisso com a inovação contínua em sistemas de informação de saúde, que abarcam os problemas reais dos cuidados de saúde atuais, enquanto protegem a privacidade e segurança dos dados de saúde”, afirma JaeLynn Williams, Vice-Presidente e Diretor Geral da 3M Health Information Systems.

“Podemos imaginar um mundo onde os fornecedores têm informação precisa para obter resultados melhores e podem aceder a informação objetiva e útil para ajudá-los a tomar decisões informadas”, refere Tom Stanis, diretor de software e análises na Verily.