Saúde & bem-estar

Saiba o que fazer para enfrentar esta vaga de frio

São esperadas temperaturas baixas, nalguns casos abaixo de zero, por todo o país até ao próximo sábado, 21 de dezembro.

A vaga de frio e o pico da gripe são duas preocupações a ter em conta. Por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado para nos ajudar a lidar com isso.

Através do Plano Inverno & Saúde, a DGS tem acompanhado e monitorizado a situação de descida previsível de temperaturas. Também reforçou, a título preventivo, as orientações dadas à rede nacional de Delegados de Saúde no sentido da intensificação de visitas de carácter pedagógico aos lares de idosos.

Tendo em conta que o frio pode precipitar a descompensação de doenças crónicas como a diabetes e a doença cardiovascular e de outras doenças, designadamente infeções respiratórias, a DGS insiste nas recomendações seguintes:

  • Manter o corpo hidratado e quente. Vista várias camadas de roupa, evite esforços físicos intensos ao ar livre e opte por refeições mais frequentes e quentes, preferindo os alimentos da época, como as romãs, tangerinas, abóboras, beldroegas ou dióspiros. Além de serem ricos em água são também ricos em antioxidantes, ajudando também a prevenir doenças crónicas. As sopas de hortícolas e refeições mais ricas em legumes são ricas em nutrientes e ajudam no combate a infeções ou gripe. Faça ainda uma alimentação rica em peixes como a sardinha, o atum e a cavala para compensar o défice de Vitamina D (exposição solar);
  • Estar protegido do frio. A ingestão de bebidas alcoólicas não aquece. A DGS diz, inclusive, para evitar este tipo de bebidas quando as temperaturas estão muito baixas porque a sua ingestão provoca vasodilatação, com perda de calor e arrefecimento do corpo;
  • Aquecer a casa. Mantenha temperaturas entre os 18 e os 21 graus;
  • Ter em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação como braseiras, lareiras e aquecimentos de exterior que nunca poderão ser utilizados no interior.
  • Estar com redobrada atenção à ocorrência de problemas de saúde. Beba água ou chá sem açúcar ao longo do dia, porque o tempo frio e seco aumenta a possibilidade de desidratação e, logo, o risco de doença e mau funcionamento renal;
  • Estabelecer contacto com familiares, vizinhos e amigos;
  • Telefonar, em caso de necessidade para a SAUDE 24 através do número 808 24 24 24 (assim designado porque está disponível 24 horas por dia);
  • Ter um rádio por perto, lanterna e estar atento aos noticiários.

O objetivo do Plano Saúde Sazonal – Inverno & Saúde é prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, tanto na população em geral, como dos grupos de risco em particular.

Lavar as mãos com frequência ou usar toalhetes em caso de gripe e tossir para um lenço de papel ou para o braço em vez de utilizar a mão são algumas das boas práticas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que reuniu vários conselhos para ajudar os portugueses a minimizar os efeitos da estação fria num vídeo sobre etiqueta respiratória.

Ora veja: