Atualidade

Portugal escapa a vaga de frio que atinge a Europa

Já são 93 as pessoas que morreram por causa das temperaturas negativas que têm afetado a Europa. Apenas a Península Ibérica parece escapar a esta vaga de frio. Ainda que tenha havido descida da temperatura em Portugal, – bem longe dos números registados do norte, centro e sul do continente – os valores mínimos já estão a aumentar.

A massa gelada vinda da Escandinávia e Rússia, desde o fim da semana passada, tem sido uma preocupação principalmente por causa dos refugiados, que vivem em campos e por isso mais suscetíveis a estas condições extremas.

Na Polónia, que foi o país mais afetado, o termómetro baixou até aos 20 graus Celsius (ºC) negativos em algumas regiões.

Na Roménia foram contabilizadas seis mortes por hipotermia nos últimos seis dias. Aqui registaram-se 32ºC negativos.

Nos Balcãs houve, esta terça-feira, sete mortes. No sul da Sérvia, onde as temperaturas desceram abaixo dos 20ºC negativos, morreram de frio um homem de 88 anos e o filho de 64 na localidade de Duga Poljana.

A navegação no Danúbio foi suspensa até nova ordem, por causa dos pedaços de gelo que se formaram no rio e os portos no Mar Negro foram encerrados por causa dos fortes ventos.

Na Grécia, um navio da Marinha de guerra deveria sair de Atenas esta terça-feira esta noite para a ilha de Lesbos, para acolher centenas de refugiados e migrantes que aí vivem em tendas, depois das quedas de neve nos últimos dias.

A embarcação pode “receber 500 pessoas” que estão a viver em condições miseráveis, afirmou o porta-voz da marinha de guerra, vice-almirante Spyridon Pollatos, à agência noticiosa AFP.

Esta vaga de frio provocou vítimas em outros países do Leste, como República Checa ou Bulgária, designadamente entre sem abrigos e migrantes, mas também na Macedónia, Bielorrússia ou Itália.

Subida da temperatura em Portugal
Para esta quarta-feira as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) são de “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se até ao final da manhã, geralmente muito nublado no nordeste transmontano e na parte norte da Beira Alta, onde há possibilidade de formação de
neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”.

Apesar da possibilidade de formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro, haverá uma pequena subida da temperatura máxima.

Na quinta-feira, dia 12, haverá uma pequena descida de temperatura máxima nas regiões Norte e Centro. Na sexta-feira essa descida será geral, mas ainda assim longe de temperaturas negativas.