Atualidade

O que Johnny Depp, Robert Pattinson e P. Diddy têm comum?

Coulrofobia, o termo psiquiátrico usado para descrever aqueles que têm medo de palhaços.

Para além de personalidade conhecidas da esfera pública, são também portadores desta fobia. O resultado? Podem sofrer de ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea quando vêm alguém vestido de palhaço.

Foi em 1999 que Deep admitiu este medo durante a promoção do filme “Sleepy Hollow”. Para o ator, cuja fobia remonta aos pesadelos que tinha em criança, está relacionada “com a cara pintada, o sorriso falso”. Parece existir uma escuridão à espreita (…), um potencial para o verdadeiro mal”.

Robert Pattinson, o ator da saga “Twilight”, revelou que ele é apavorado com palhaços desde que foi em criança ao circo. Um dos palhaços morreu queimado depois do seu carro explodir a meio de um sketch.

Sean Combs, mais conhecido por P. Diddy ou Puff Daddy, chegou ao ponto de exigir num contrato uma cláusula “sem palhaços”.

Este medo, que é um dos 10 medos mais comuns mundialmente, pode afetar de tal forma uma criança que a acompanha até à idade adulta. As razões podem ser muitas mas prende-se essencialmente com a máscara que encobre e cara do sujeito e à maneira confusa e peculiar como os palhaços se comportam, ora divertidos, ora trapalhões, ora maléficos como no drama de Stephen King ou na quarta temporada de “American Horror Story”.

Mas não são só estas as celebridades que vieram a público assumir este medo. Anthony Bourdain, o chef profissional e estrela do programa de viagens “Sem Reservas” sofre de coulrofobia e Daniel Radcliffe, que derrotou Voldemort e Dementors em “Harry Potter”, também.

Até personagens ficcionais têm medo de palhaços. Velma do desenho animado “Scooby Doo” mostra a sua fobia num episódio em que o grupo tem de enfrentar um vilão disfarçado de palhaço. Velma recusa-se a participar no caso e inventa que tem trabalhos da faculdade para fazer. O mesmo acontece com Tonya de “Everybody hates Chris”, Kramer da série “Seinfeld”, Bart dos desenhos animados “Simpsons”, Sam Winchester em “Supernatural” ou o agente Booth em “Ossos”.