Álbuns da Semana

O bónus da pós-adolescência é inserido numa simbiose perfeita de vozes

No mesmo dia em que David Bowie teria feito 70 anos saiu para as bancas o EP, ‘No Plan’, com aquelas que terão sido as últimas gravações do cantor que nos foi fisicamente ‘roubado’ por um cancro de fígado (8/1/1947-10/1/2016). E que melhor forma de o homenagear do que ouvindo as suas últimas obras?

As nossas sugestões musicais para a semana não poderiam começar de melhor forma. ‘No Plan’ serve de bónus ao álbum ‘Blackstar’ que foi lançado antes do derradeiro suspiro de Bowie. Por isso ninguém questiona a presença do tema ‘Lazarus’ como uma das quatro faixas deste EP. Afinal de contas, apesar de essa música estar presente no álbum original, as primeiras palavras cantadas nesse tema (“Look up here, I’m in heaven, ou em português “Olha para cima, estou no paraíso”) relacionam-se perfeitamente com o propósito do lançamento de ‘No Plan’: recordar o artista que lhe dá forma e voz.

bowie

Quanto aos outros três temas do EP, esses são originais e dão pelo nome de ‘No Plan’, ‘Killing a Little Time’ e ‘When I Met You’.

Centremos-nos então na música que dá nome à obra. ‘No Plan’ é cantada com a afinação reconhecida a Bowie e arrepiante na sua mensagem pois aborda a chegada do artista a um sítio que desconhece, o sítio onde não tem um plano (“Here is my place without a plan”). Confira:

Prosseguimos com música oriunda de Inglaterra, esta da autoria dos ‘The xx’. ‘I See You’ é o terceiro disco do trio britânico e o mais maduro de todos.

Romy Madley Croft, Oliver Sim e Jamie xx abandonam a adolescência no que toca à sonoridade e apresentam-nos um trabalho de certa forma minimalista em termos instrumentais mas poderoso nos vocais. Tudo isto sem colocar em causa a identidade da banda.

xx

Afinal de contas, a energia e, por exemplo, os dramas próprios dos adolescentes continuam todos lá, nas letras e nos telediscos, mas estão escondidos por um som maduro e luxurioso, que coloca os ‘The xx’, ao terceiro álbum, numa linha claramente evolutiva.

Se a conjugação dessas características lhe agrada, então saiba que poderá vê-los e ouvi-los ao vivo na 11ª edição do festival ‘NOS Alive’ que decorrerá entre 6 e 8 de julho próximos, no Passeio Marítimo de Algés. Até lá, fique com ‘On Hold’ que é o primeiro single do álbum:

Chegou a hora da língua de Camões entrar em cena. Caminho e Tom Jobim agradam-lhe? Então imagine a portuguesa a cantar os temas do compositor brasileiro e junte-lhe pitadas de Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia e saiba que pode encontrar tudo isso num só disco.

‘Carminho Canta Tom Jobim” é esse disco. Convidada para regravar canções do compositor, a cantora portuguesa assumiu o risco de oferecer a voz do fado aos ritmos tradicionais brasileiros e ainda bem que o fez. Acompanhada pela Banda Nova, que seguiu com Jobim por dez anos, tirou da cartola uma obra entusiasmante ao longo dos 14 temas que a própria escolheu.

carminho

E o sucesso deste álbum também está relacionado com as escolha feita por Carminho. O dueto com Marisa Monte, em ‘Estrada do Sol’ é a prova disso mesmo, com as sua vozes a juntarem-se numa simbiose perfeita conforme pode comprovar com os próprios ouvidos: