Atualidade

Nudez banida de musa do Carnaval do Rio de Janeiro

Os tempos já não são o que eram.

A ‘Globeleza’ é uma das personagens mais icónicas da televisão brasileira e do Carnaval. Desde 1990 que a Rede Globo apresenta um spot publicitário da musa do Carnaval, uma mulher negra que samba nua com o corpo escultural coberto apenas com pinturas e purpurina.

Pois isso ficou no antigamente.

Este ano a ‘Globeleza’ aparece cheia de roupa e dançar vários ritmos musicais de todo o Brasil.

Tudo por causa das críticas crescentes a cada ano sobre a objetificação e comercialização do corpo das mulheres, sobretudo as mulheres negras.

Este domingo, dia 9, foi a primeira vez que a Globo passou o spot. A dançarina Érika Moura, que assume o papel de ‘Globeleza’ desde 2015, aparece vestida com diferentes trajes e ainda acompanhada por outros dançarinos.

Veja a explicação:

E o resultado final:

O objetivo é mostrar assim a diversidade da sociedade brasileira. A novidade apanhou muitos de surpresa.

Que o diga Valéria Valenssa, a ‘Globeleza’ de 1990 a 2005. A primeira musa foi a imagem despida do Carnaval.

“Sou de outra época, de quando o Carnaval valorizava muito a beleza da mulher brasileira. A época do topless, do nu, de Luma de Oliveira, Monique Evans… E, aos pouquinhos, isso foi mudando. O Carnaval, em si, foi mudando, para mostrar, de fato, o que é a cultura do nosso carnaval. Se eles perceberam isso nessa vinheta, e se houve essa mudança tão radical, é que eles também estão buscando acompanhar essas mudanças. Os tempos são outros”, disse Valéria ao ‘Globo’.

“Quando eu deixei de fazer a Globleza, uma das sugestões do Hans [Donner, o marido, que na época criava os spots] era que mudasse todo o visual da nova Globeleza para evitar comparações com a antiga. Depois de muito tempo, eu vejo que eles, finalmente, conseguiram fazer isso”, salientou a antiga musa.

Veja algumas das imagens mais marcantes da ‘Globeleza’ ao longo dos anos: