Atualidade

Novo desafio viral da internet causa polémica por retratar a morte

O trabalho de investigação é da BBC, já que este ‘challenge’ começou na África do Sul, antiga colónia britânica.

É uma espécie de ‘Mannequin Challenge’ mas com muito mau gosto. Basicamente a ideia é ser fotografado ou filmado fingindo-se de morto.

‘Dead Pose Challenge’ é o nome da iniciativa que já está a causar a polémica. Além de ser mórbido, os cenários são macabros: armas, referências sangrentas, enforcamentos, atropelamentos e martelos. Isto tudo aliado ao facto de ter sido criado por um adolescente e num país onde ocorrem mais de 50 homicídios por dia.

“Porque é que os sul-africanos fingem estar mortos” é o nome da reportagem da BBC, divulgada esta terça-feira, dia 17.

Nela podemos ouvir as opiniões de alguns sul-africanos. Uns não compreendem a polémica, outros criticam o desafio. “Penso que este #DeadPoseChallenge é estúpido”, comentou uma utilizadora do Twitter. “Rezo para que quem quer que tenha inventado o #DeadPosechallenge morra mesmo”, desejou outra.

“É algo que realmente agitou a maioria dos sul-africanos nas redes sociais. Mas seguiremos em frente. Ou seja, temas como esse vêm e vão”, afirmou o jornalista Neo Motloung.

O criador deste ‘challenge’, Karabo Mnisi, minimizou as acusações e disse que “não é diferente do desafio do balde de gelo”, que também foi viral nas redes sociais e consistia molhar as pessoas para chamar a atenção para a luta contra a esclerose lateral amiotrófica.

O que é certo é que em Portugal pouco ou nada se sabia do ‘Dead Pose Challenge’. Resta saber se assim se mantém.